Matrículas nos 13 CCIs começam nesta quarta-feira (20)

20 de janeiro de 2021 - 09:49

Os 13 Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) pertencentes à rede pública estadual de ensino estão com matrículas abertas para alunos novatos a partir desta quarta-feira (20). O período de inscrições segue até o próximo dia 5 de fevereiro. As vagas são para o semestre letivo de 2021.1. Podem participar deste processo estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual, que desejem aprender de forma gratuita as línguas inglesa, espanhola e francesa. Para tanto, é necessário procurar a secretaria escolar, que fará o encaminhamento ao CCI mais próximo.

O período também será marcado pela realização de testes de nível para alunos novatos do ensino médio da rede pública, que desejem ingressar em módulos mais avançados. Serão aplicadas, ainda, avaliações diagnósticas, direcionadas aos veteranos, com o objetivo de identificar e superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas, de modo a promover o nivelamento das turmas. Nas primeiras semanas, será feita a revisão dos principais conteúdos abordados no semestre anterior.

As aulas iniciarão em formato híbrido, com parte do conteúdo sendo ministrado presencialmente, e outra parte de forma remota. Todas as unidades respeitarão as orientações de segurança sanitária, obedecendo aos limites de capacidade de cada espaço, visando à garantia da saúde de professores, alunos e funcionários.

Localização

Os Centros Cearenses de Idiomas estão distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte, que juntos podem atender cerca de 10 mil estudantes. O Governo do Ceará tem a previsão de inaugurar mais três unidades, nos municípios de Quixadá, Camocim e Aracati. Todos os Centros ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as sedes do CCI Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, disponibilizam também o curso de língua francesa.

Os cursos de Inglês e Espanhol têm duração de até três anos, divididos em seis módulos semestrais de 60h, totalizando 360h. O cursos de Francês têm duração de até 3 semestres, totalizando 180h. Há, ainda, ações pedagógicas voltadas ao acompanhamento do progresso do ensino e da aprendizagem, das habilidades alcançadas nos diferentes módulos, ofertados nos cursos e o acompanhamento individual do desempenho escolar obtido, que constarão no histórico escolar do estudante.