Concurso professor: Veja links e horários das Oficinas para início do exercício

6 de abril de 2021 - 15:38

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga as informações sobre o início do exercício dos (as) professores (as) empossados (as) no cargo de provimento efetivo Professor Nível A, com lotação nas unidades escolares da rede estadual de ensino.

A confirmação do exercício funcional no cargo ocorrerá através da participação na oficina pedagógica virtual, promovida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede)/Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) (segundo o comprovante de lotação), na manhã desta quarta-feira, dia 07 de abril de 2021.

Clique Aqui para acessar o link e o horário da Oficina Pedagógica Virtual

É oportuno reforçar quanto aos prazos para posse e exercício, que estão apresentados no informativo 015/2021 Cogep/Seduc, publicado em 01 de abril de 2021. (Informativo n° 15 Cogep_Seduc – procedimentos nomeados Posse e Exercício-01.04.2021.

 

06.04.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc

 


Sistema Convocação para posse e exercício dos nomeados

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga os procedimentos que devem ser realizados pelos(as) professores(as) nomeados(as) no DOE de 31/03/2021 para posse e início do exercício no cargo de provimento efetivo Professor Nível A, com lotação nas unidades escolares da rede estadual de ensino.

1. A solenidade de posse dos(as) professores(as) do Estado do Ceará ocorrerá, de forma remota, às 16h do dia 05/04/2021, através do canal da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e EAD (CED/SEDUC), transmitida através do link https://www.youtube.com/watch?v=SZMUrVRL6iY.

2. A assinatura da frequência e do Termo de Posse serão realizados, obrigatoriamente, por meio do Sistema de Convocação (convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br). A frequência e o termo estarão disponíveis, logo após a solenidade, a partir das 17h.

3. É imprescindível a apropriação das orientações do informativo n° 015/2021, de 01 de abril de 2021 (Cogep/Seduc), divulgado no Informativo n° 15 Cogep_Seduc – procedimentos nomeados Posse e Exercício-01.04.2021.

4. O início do exercício para os professores empossados está marcado para a manhã do dia 07/04/2021, com uma oficina pedagógica virtual que será realizada por todas as CREDE/SEFOR. O (a) professor (a) empossado (a) deve participar da formação da Crede/Sefor sobre a abrangência da (s) escola (s) de lotação do (a) professor (a) (segundo o comprovante de lotação).

5. O exercício será registrado, exclusivamente, pelos(as) diretores(as) de cada Unidade Escolar de lotação do(a) professor(a) no Sistema de Convocação (conforme comprovante de lotação), através do eletrônico concurso.seduc.ce.gov.br.

6. A Seduc não receberá e não analisará processo físico ou extemporâneo.

Em cumprimento ao Decreto nº34.005, de 27 de março de 2021, que prorroga o isolamento social rígido em todos os municípios do estado do Ceará, como medida necessária para enfrentamento à covid-19, todas as informações sobre a posse e o exercício serão respondidas, exclusivamente, através do e-mail: convocacaoconcurso@seduc.ce.gov.br.

Para tanto, o solicitante deve informar no assunto do e-mail: objeto da solicitação.

E no corpo do e-mail: nome completo, CPF, disciplina de convocação e classificação.

A resposta será enviada ao e-mail do emissor. Não serão emitidas respostas de solicitações sem a devida identificação do postulante.

 

01.04.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso professor: informações relativas aos nomeados que não completaram a lotação

A Secretaria da Educação (Seduc) convoca virtualmente os professores concursados nomeados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 31/03/2021 e que não completaram a carga horária mínima de regência de sala de aula para ajuste/complementação de sua carga horária de lotação. Os professores serão atendidos conforme cronograma disponível abaixo.

O atendimento ocorrerá por meio da ferramenta Google Meet, no dia 05/04/2021, de acordo com os horários especificados. Cada professor receberá o link em seu endereço de e-mail, cadastrado nos dados pessoais inseridos no sistema covocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br.

O docente que não atender ao cronograma disponibilizado ou não regularizar sua lotação não tomará posse no cargo público.

A Seduc não receberá e não analisará processo físico ou extemporâneo.

Atenção, professor: verifique se seu nome consta no CRONOGRAMA ATENDIMENTO PROFESSOR NOMEADO COM LOTAÇÃO INCOMPLETA-01.04.2021.

01.04.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso professor: Veja orientações no Sistema Convocação sobre posse e exercício

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga, por meio do Sistema de Convocação (convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br), orientações complementares dos documentos necessários à posse aos (às) candidatos (as) convocados (as) através do Edital n° 001/2021 (publicado no DOE de 14 de janeiro de 2021).

Dessa forma, o (a) candidato (a) deve acessar o Sistema de Convocação, no menu “Posse e Exercício”, e observar o quadro “Pré-Requisitos”, no qual, cada candidato (a) observará, para os itens: 1. CADASTRO – 2. ANÁLISE DOS DOCUMENTOS – 3. LOTAÇÃO – 4. OUTRAS ORIENTAÇÕES PARA POSSE – 5. DATA DE NOMEAÇÃO, uma das indicações/status a seguir:

– OK (cor verde): indica que o (a) candidato (a) não possui pendência para a posse.

– PENDENTE (cor vermelha): indica que o (a) convocado (a) possui pendência para a posse.

– EM BREVE (cor azul): indica que o item, sob a responsabilidade da Seduc, ainda não foi liberado para o (a) candidato (a), devendo o (a) mesmo (a) acompanhar a atualização no Sistema de Convocação.

Ainda sobre o item 4 “Outras orientações para posse”, cada candidato (a) observará, neste quadro, uma mensagem relacionada a outros cargos públicos (que é detentor (a) ou não), e uma das indicações/status a seguir:

– OK (cor verde): indica que o (a) candidato(a) não possui “outras pendências” (relacionadas a outros cargos públicos) para a posse, recaindo apenas a necessidade de observar os documentos obrigatórios para posse (no menu “Envio de Documentos”).

– PENDENTE (cor vermelha): indica que o (a) convocado (a) precisa encaminhar documentação complementar para a Seduc, no prazo estabelecido na mensagem apresentada nesta aba. O envio deve ser feito, de acordo com as orientações apresentadas ao clicar no link azul “Clique aqui para visualizar a mensagem relativa a outras orientações para posse”.

Para os (as) candidatos com o status PENDENTE, há ainda a necessidade de observar os documentos obrigatórios para posse (no menu “Envio de Documentos”).

Adianta-se que os (as) candidatos (as) com pendências de lotação (por não terem atingido a carga horária mínima estabelecida no Informativo n° 010/2021 – COGEP/SEDUC, de 18 de fevereiro de 2021), receberão um contato de um (a) técnico (a) da COGEP/SEDUC, até a data da posse, que apresentará as carências disponíveis para fechamento da lotação.

Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas à Comissão de Convocação do Concurso através do e-mail convocacaoconcurso@seduc.ce.gov.br.

 

22.03.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso professor: orientações complementares ao segundo período de lotação

1. O segundo período de solicitação da lotação ocorrerá das 15h do dia 24/02/2021 às 15h do dia 26/02/2021, do qual, obrigatoriamente, deverão participar:

1.1 O(a) candidato(a) que optou por 40 horas de trabalho semanais, no primeiro período de lotação, e não obteve a melhor classificação em todas as ofertas ou não completou sua lotação com carga horária mínima em efetiva regência para sua disciplina do concurso, ou seja, de vinte e cinco (25) horas/aula semanais (em efetiva regência) para todas as disciplinas, exceto Língua Portuguesa e Matemática (mínimo de 24 horas/aula em efetiva regência).

1.2 O(a) candidato(a) que optou por 20 horas de trabalho semanais, no primeiro período de lotação, e não obteve a melhor classificação em todas as ofertas ou não completou sua lotação com carga horária mínima em efetiva regência para sua disciplina do concurso, ou seja, de onze (11) horas/aula semanais (em efetiva regência) para todas as disciplinas.

1.3 O (a)candidato(a) que não conseguiu lotação alguma no primeiro período de lotação, ou ainda, o(a) convocado(a) que não tenha participado do primeiro período de lotação.

2. Os(as) participantes do segundo período de lotação devem estar atentos:

2.1 A partir do segundo período de lotação, para salvar as ofertas selecionadas, o(a) candidato(a) terá que clicar no botão “SALVAR”, o qual estará disponível na parte inferior da tela de lotação. O(a) candidato(a) só terá sua opção de lotação salva após completar a carga horária mínima prevista nos itens 2.1 e 2.2.

2.2 O(a) candidato(a) que estiver com parte de sua carga horária selecionada, a partir do resultado do primeiro momento de lotação, realizado no período 17/02/2021 a 19/02/2021, permanecerá com essas ofertas selecionadas, devendo apenas completar sua lotação conforme previsto nos itens 2.1 e 2.2.

2.3 As ofertas selecionadas por outros(as) candidatos(as) no primeiro período de lotação já estarão garantidas para os(as) respectivos(as) professores(as) contemplados(as). Portanto, as referidas ofertas selecionadas NÃO serão disponibilizadas para o segundo período de lotação.

3. Não participarão do segundo período de lotação:

3.1 O(a) candidato(a) que solicitou RECLASSIFICAÇÃO.

3.2 O(a) convocado(a) que optou por 40 horas de trabalho semanais no primeiro período de lotação, e OBTEVE lotação mínima para sua disciplina do concurso de vinte e cinco (25) horas/aula (em efetiva regência), sendo que para os(as) professores(as) de Língua Portuguesa e Matemática o mínimo é de vinte e quatro (24) horas/aula (em efetiva regência).

3.3 O(a) convocado(a) que optou por 20 horas de trabalho semanais no primeiro período de lotação, e OBTEVE lotação mínima para sua disciplina do concurso de onze (11) horas/aula (em efetiva regência).

3.4 Os(as) convocados(as) que exercem cargo comissionado de Diretor ou Coordenador Escolar com lotação validada no primeiro período que seja na função de gestor escolar ou em sala de aula.

4. O Acesso do(a) convocado(a) lotado(a) ao Sistema de Convocação para emissão do comprovante de lotação será no período de 15h do dia 02/03/2021 às 15h do dia 03/03/2021.

5. É imprescindível a apropriação das orientações do informativo n° 010/2021 (Cogep/Seduc), publicado nesta página no dia 18 de fevereiro de 2021.

 

24.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: segundo período de solicitação de lotação online

1.1. Segundo período de solicitação da lotação: para o convocado que não solicitou lotação no primeiro período ou solicitou inferior ao mínimo orientado para sua carga horária de trabalho semanal – Das 15h do dia 24/02/2021 às 15h do dia 26/02/2021.

1.2. Acesso do candidato convocado ao Sistema de Convocação para realizar habilitação da senha, cadastro de dados pessoais e funcionais para nomeação, posse e exercício até às 15h do dia 26/02/2021.

1.3. Inserção dos documentos obrigatórios para posse e exercício – até às 15h do dia 26/02/2021.

O sistema fechará no dia 26/02/2021 para realização dos procedimentos necessários a posse e ao exercício.

A Seduc não receberá e não analisará processo físico ou extemporâneo.

22.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso professor: prorrogado prazo de solicitação de lotação online

Considerando a instabilidade do sistema de lotação ocorrida nesta quinta-feira (18/02/2021), a Secretaria da Educação (Seduc) prorrogou o prazo de lotação online, até 17 horas desta sexta-feira, dia 19.

19.12.2021
Assessoria de Comunicação da Seduc


Seduc divulga orientações sobre a solicitação de lotação

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga o tutorial que orienta quanto à lotação no sistema de convocação online, por meio do endereço eletrônico (http://convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br)

INFORMATIVO Nº 010/2021-COGEP/SEDUC- 18.02.2021

18.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso professor: carga horária semanal por município e prazos no Sistema de Convocação

1. Carga horária disponível para solicitação de lotação por município das disciplinas relacionadas no Anexo I do edital nº 001/2021.

2. Considerando a necessidade dos candidatos realizarem seu cadastro completo antes da lotação a SEDUC, ampliamos os prazos no cronograma:

2.1. Acesso do candidato convocado ao Sistema de Convocação para realizar o cadastro da senha – prorrogação do prazo até às 15h do dia 17/02/2021.

2.2. Realização pelo candidato convocado do cadastro de dados pessoais e funcionais para nomeação, posse e exercício – prorrogação do prazo até às 15h do dia 17/02/2021.

2.3. Abertura do Sistema para o Primeiro período de solicitação da lotação no período de 15h do dia 17/02/2021 às 15h do dia 19/02/2021.

2.4. Segundo período de solicitação da lotação pelo convocado que não conseguiu lotação no primeiro período – De 15h do dia 24/02/2021 às 15h do dia 26/02/2021

2.5. Inserção dos documentos obrigatórios para posse e exercício -até às 15h do dia 22/02/2021.

Os procedimentos para nomeação, lotação, posse e exercício, serão realizados pelo convocado, exclusivamente, no endereço eletrônico (http://convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br)

A SEDUC não receberá e não analisará processo físico ou extemporâneo.

16.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: lançado novo cronograma de reagendamento para perícia

A Secretaria da Educação (Seduc)divulga o novo cronograma de reagendamento para a realização da perícia admissional dos convocados que não conseguiram realizar de acordo com o cronograma estipulado anteriormente.

Acesse:
CRONOGRAMA E RELAÇÃO NOMINAL DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A PERÍCIA MÉDICA ADMISSIONAL QUE NÃO REALIZARAM NO PERÍODO ANTERIOR

16.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: ampliados prazos para cadastro e reclassificação no sistema

A Secretaria da Educação (Seduc) informa que o sistema de Convocação (http://convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br) estará aberto para as seguintes ações:

1. Realização, pelo (a) candidato (a) convocado (a), do cadastro de dados pessoais e funcionais para nomeação, lotação, posse e exercício, até às 15 horas do dia 15/02/2021.

2. Solicitação de reclassificação pelo (a) convocado (a), até 15 horas do dia 15/02/2021. O (a) convocado (a) que solicitar reclassificação não necessita realizar perícia admissional.

12.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Seduc divulga orientações para convocados que não conseguiram realizar perícia admissional conforme agendamento

Acesse: INFORMATIVO N° 009/2021 – COGEP.SEDUC- Perícia Médica Convocados Professor SEDUC- dias 12 e 15/02/2021

12.02.2021
Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: divulgadas informações complementares ao sistema de convocação

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga orientações complementares ao Sistema de Convocação do Concurso (convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br) que dispõe sobre o tutorial (parte 02) do Menu “Envio de Documentos”.

INFORMATIVO Nº 007/2021-COGEP/SEDUC- 09.02.2021

09.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: aberto o sistema de convocação dos concursados

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga o tutorial de acesso ao sistema de convocação.

INFORMATIVO Nº 006/2021-COGEP-TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA DE CONVOCAÇÃO -01.02.2021

02.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Prezado(a) professor(a),

Preparamos este ambiente com o intuito de tornar os procedimentos de convocação, nomeação, lotação, posse e exercício mais ágeis e autônomos, evitando deslocamentos e custos adicionais ao (à) educador(a) que inicia sua carreira como professor(a) efetivo(a) da rede pública estadual de ensino do Ceará.

Aqui, cada um(a) poderá, individualmente, realizar seu cadastro pessoal e funcional. Também será possível solicitar a lotação inicial e submeter à documentação obrigatória à posse e ao exercício. Além disso, o usuário poderá solicitar reclassificação, caso deseje.

Antes de iniciar as ações no ambiente, é importante fazer a leitura do tutorial para acesso ao Sistema e dos informativos contendo as orientações para o envio correto dos documentos, disponíveis no site da SEDUC.

Parabenizamos a cada um (a) pelo êxito no concurso e damos-lhes boas-vindas.

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

Acesse aqui: http://convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br

Prezado(a) convocado(a), priorize o preenchimento das Abas “Cadastro” e “Dados Bancários” nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2021. A aba “Envio de Documentos” estará disponível às 15 horas do dia 3 de fevereiro de 2021 (quarta-feira) para anexar os documentos necessários à posse e ao exercício.

 

01.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: divulgada corrigenda sobre procedimentos de envio de documentação

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga corrigenda sobre os procedimentos de envio de documentação para nomeação e posse, de acordo com o edital de convocação nº 001/2021, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18/01/2021.

1. INFORMATIVO Nº 005/2021-COGEP-CORRIGENDA DO SUBITEM 1.14 CONTIDO NO ITEM 4.2 DO INFORMATIVO 002/2021-COGEP

 

01.02.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: divulgadas orientações para cadastro e envio da documentação

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga as orientações para cadastro e envio da documentação para posse e exercício no Sistema de Convocação on-line de acordo com o edital de convocação nº 001/2021, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18/01/2021.

1. INFORMATIVO Nº 002/2021-COGEP/SEDUC – procedimentos para o envio da documentação para posse no sistema on-line de convocação

2. INFORMATIVO Nº 003/2021-COGEP/SEDUC – passo a passo” para emissão da certidão de acúmulo de cargo/função/emprego público/(âmbito Federal, Estadual e Municipal) no site da Seplag/Ce

3. CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÃO de acordo com o ítem 1.4.1 do Edital nº 001/2021

Todas as informações sobre a convocação serão respondidas, exclusivamente, através do e-mail: convocacaoconcurso@seduc.ce.gov.br

Para tanto, o solicitante deve informar no assunto do e-mail: objeto da solicitação.

E no corpo do e-mail: nome completo, CPF, disciplina de convocação e classificação.

A resposta será enviada ao e-mail do emissor. Não serão emitidas respostas de solicitações sem a devida identificação do postulante.

 

28.01.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: divulgadas retificações das relações de convocados para perícia médica

A Secretaria da Educação (Seduc), de acordo como edital de convocação nº 001/2021, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18/01/2021, divulga as retificações das relações nominais dos candidatos convocados para a Perícia Médica Admissional Oficial. As correções dizem respeito às disciplinas de biologia, geografia e história, no que concerne às vagas para concorrência pela ampla disputa. Em relação às vagas reservadas para pessoa com deficiência, a corrigenda é referente a todas as disciplinas.

1. EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2021, PUBLICADO NO DOE DE 18/01/2021-CONCURSO PROFESSOR SEDUC CE

2. RETIFICAÇÃO DA RELAÇÃO NOMINAL DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A PERÍCIA MÉDICA ADMISSIONAL OFICIAL NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA VAGAS PARA CONCORRÊNCIA PELA AMPLA DISPUTA, DE ACORDO COM O EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2021, PUBLICADO NO DOE DE 18/01/2021.

3. RETIFICAÇÃO DA RELAÇÃO NOMINAL DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A PERÍCIA MÉDICA ADMISSIONAL OFICIAL EM TODAS AS DISCIPLINAS VAGAS RESERVADAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DE ACORDO COM O EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2021, PUBLICADO NO DOE DE 18/01/2021.

Todas as informações sobre a convocação serão respondidas, exclusivamente, através do e-mail: convocacaoconcurso@seduc.ce.gov.br

Para tanto, o solicitante deve informar no assunto do e-mail: objeto da solicitação.

E no corpo do e-mail: nome completo, CPF, disciplina de convocação e classificação.

A resposta será enviada ao e-mail do emissor. Não serão emitidas respostas de solicitações sem a devida identificação do postulante.

 

20.01.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Concurso para professores: divulgada relação de convocados para a perícia médica

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga a relação nominal dos candidatos aprovados no último concurso para professor da rede pública estadual convocados para a perícia médica. Também, relaciona os documentos necessários para a posse e o exercício no cargo de professor nível A.

Acesse:

Relação nominal dos candidatos convocados para a perícia médica

Informativo nº 001/2021 – relação dos documentos necessários para posse e exercício no cargo de professor nível A

 

14.01.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc


Edital da 1ª convocação do Concurso para Professores será divulgado nesta sexta (15)

A Secretaria da Educação (Seduc) divulgará, nesta sexta-feira (15), o edital da primeira convocação do Concurso Público para provimento de cargos efetivos de professor. Ao todo, serão contempladas 1.250 vagas, divididas nas 13 disciplinas do Ensino Médio, perfazendo 50% do total de classificados por disciplina, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os profissionais atuarão nas escolas da rede pública estadual de todo o Ceará, de acordo com o edital de convocação.

Os procedimentos referentes à convocação, nomeação, posse e exercício serão realizados pelos candidatos convocados de forma on-line, através do sistema desenvolvido pela Seduc.

Na plataforma virtual, o candidato realizará seu cadastro pessoal e funcional, e também submeterá a documentação obrigatória à posse e ao exercício. Na sequência, solicitará à lotação inicial.

A relação nominal dos candidatos convocados para a Perícia Médica Admissional Oficial e o respectivo cronograma para comparecimento junto à Coordenadoria de Perícia Médica, serão divulgados no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br), nesta quinta-feira (14), a partir das 17 horas.

A posse e o exercício dos nomeados estão previstos para 2 de março de 2021.

A convocação dos profissionais aprovados no último concurso público para professor da rede estadual de ensino foi anunciada pelo governador Camilo Santana no último dia 29 de dezembro, em transmissão online. A ação é fruto do compromisso do Governo do Ceará com a mesa de negociação mantida entre a Seduc e o Sindicato Apeoc.

14.01.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc