Itaú Unibanco e Instituto Unibanco realizam hackathon sobre gestão pública da educação

29 de abril de 2021 - 18:33

São Paulo, 29 de abril de 2020 – Itaú Unibanco e Instituto Unibanco lançam hoje a Batalha de Dados Social – hackaton aberto para interessados em aplicar soluções de tecnologia para ajudar gestores públicos e profissionais da educação a enfrentar os principais desafios da área. A iniciativa marca o início de uma parceria robusta entre o Instituto Unibanco e a diretoria de Engenharia de Dados do Itaú, que disponibilizará a plataforma de tratamento de dados desenvolvida como parte do programa Todos pela Saúde para a área da educação, que também vem sofrendo os efeitos decorrentes da pandemia.

Serão 90 selecionados para participar da maratona, que acontece no último fim de semana de maio (29 e 30). Os participantes serão distribuídos em grupos compostos por diferentes perfis: desenvolvedores, UX designers, engenheiro de dados e construtores de modelo. Para construir os cases, o Instituto Unibanco levantou os principais desafios enfrentados pelo sistema público de ensino do Ceará e Goiás em parceria com as Secretarias de Educação dos respectivos estados. “A Batalha de Dados Social é nosso primeiro passo para um objetivo maior: aplicar soluções que desenvolvemos por meio da ciência de dados para ajudar na gestão educacional pública”, explica Moisés Nascimento, Chief Data Officer do Itaú Unibanco.

“A Educação foi, depois da Saúde, a área mais afetada pela pandemia da Covid-19, que obrigou as redes a suspenderem as aulas presenciais por um longo período. Portanto, os desafios que já eram grandes, se tornaram ainda maiores. Sabemos da importância da gestão ainda mais com as dificuldades colocadas pelo ensino à distância, altos índices de evasão escolar, infraestrutura das escolas dentre tantos que os gestores educacionais têm vivenciado. E, por isso, temos grandes expectativas de que dessa iniciativa possam sair soluções e/ou caminhos para ajudar a solucionar esses desafios”, explica Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

Os ganhadores terão acesso completo à plataforma ALURA por 6 meses, bolsa integral para cursos Shift na FIAP e ganharão o cartão de crédito Itaucard Click com 10 mil pontos no iupp, nova plataforma de compras e programa de pontos do Itaú Unibanco. Para o 2º lugar serão oferecidos 3 meses de acesso completo à ALURA e 3 meses de acesso aos Nano Courses da FIAP. A QADS, Plataforma de Analytics e Decision Science da Qintess, e a Amazon Web Services também são parcerias da iniciativa com a disponibilização de programas de desenvolvimento e das máquinas virtuais. Os participantes ganharão ainda vouchers para compras online, o valor individual será de R$ 3.500 para quem conquistar o primeiro lugar e R$ 1.500 para o segundo lugar.

Essa é a segunda edição aberta da Batalha de Dados, hackathon que reúne periodicamente, há quatro anos, times de tecnologia do banco em torno de algum desafio interno. Com o tempo, o objetivo principal deixou de ser a resolução de um problema tecnológico puro, e o foco passou a estar nas demandas dos clientes e nas respectivas soluções de tecnologia que podem atendê-las.

Capital humano aliado à tecnologia para auxiliar a gestão pública

Lançado em abril do ano passado, com aporte inicial de R$ 1 bilhão, o Todos Pela Saúde é uma inciativa do Itaú para combater o coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. A contribuição do banco foi além do aporte financeiro e mobilizou o time de tecnologia d para a criação de uma solução com banco de dados único, com informações organizadas e consolidadas. “O nosso desafio em ciência de dados foi enorme: criamos uma nova infraestrutura em cloud, testamos um novo escopo de modelagem epidemiológica e trabalhamos com situações novas, como o contexto de open source e a colaboração com profissionais de saúde. Ainda assim, criamos uma solução em tempo recorde que teve boa performance de predição para controle de EPIs e leitos hospitalares, entre outros ganhos, muito acima das demais iniciativas existentes”, conta Moisés Nascimento

Serviço

Inscrições até 15 de maio pelo site https://www.itau.com.br/batalhadedados-social