Alunos recém-ingressos no Ensino Médio recebem tablets entregues pelo Governo do Ceará

1 de junho de 2021 - 15:22

Bruno Mota - Texto
Thiara Montefusco - Ascom Casa Civil - Fotos

Entrega dos dispositivos para uso educacional aos estudantes já está acontecendo. Iniciativa será política permanente

Os alunos recém-chegados ao Ensino Médio na rede pública estadual cearense encontram pela frente uma realidade diferente da qual estavam acostumados. Nova escola, novos professores, novos conteúdos e responsabilidades. Dar início a esta etapa decisiva na vida estudantil em um contexto de pandemia, que impede o contato social direto e o acolhimento presencial mais caloroso por parte das escolas, pode ser uma experiência desafiadora para um adolescente. Portanto, todas as estratégias possíveis para garantir o melhor acompanhamento das aulas remotas, assim como a manutenção dos vínculos com as instituições de ensino, são muito bem-vindas.

Pensando nisso, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou a distribuição de 150 mil tablets adquiridos para todos os estudantes que ingressaram na 1ª série do Ensino Médio em 2021. “Isso vai virar uma política permanente. O aluno que sai do 9° ano do Ensino Fundamental e entra na 1ª série do Ensino Médio já recebe o seu tablet, o seu chip, e vai passar os três anos com esse equipamento para auxiliar no aprendizado dele”, afirmou o governador Camilo Santana no último dia 27. Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, localizada em Fortaleza, a reação dos estudantes ao receberem os equipamentos, durante a manhã desta terça (1º), foi de entusiasmo diante da perspectiva de poderem participar das atividades escolares de maneira otimizada.

Sara Gomes, de 15 anos, mostra-se ansiosa pelo retorno às aulas presenciais. Mas, enquanto isso não é possível, a jovem agradece o empenho e a atenção dos professores para manter os alunos engajados durante o ensino remoto. “Agora, tudo vai ser mais fácil, pois temos um tablet só pros assuntos da escola. A gente ouvia dizer que iria ganhar, e hoje vimos que era verdade”, comemora.

Sara e Eryka com os novos tablets

A colega de turma de Sara, Eryka Sousa, de 15 anos, lembra que o aparelho celular que utilizava estava sobrecarregado de aplicativos e arquivos, dificultando o acompanhamento das aulas. “Vai ser muito melhor o tablet, até por ter uma tela maior, que não fica forçando a vista, facilitando acompanhar os conteúdos. Está chegando numa hora muito esperada”, aponta.

Erik Alves, de 16 anos, que também cursa a 1ª série na EEMTI Johnson, revela que estava tendo dificuldade em organizar os estudos pelo celular. “Agora, com um tablet só pra isso, estudar vai ser bem mais fácil. Conseguimos enxergar bem e também fica melhor para escrever”, considera o jovem.

Acesso às plataformas

Adriana Costa, coordenadora pedagógica da EEMTI Johnson, explica que a unidade de ensino preparou-se, ao longo dos últimos dias, para que o processo de entrega acontecesse de maneira ordenada e eficiente. “É com muita satisfação, expectativa e alegria, que começamos a entregar os tablets. Tudo está ocorrendo de forma tranquila e sem aglomeração. Os alunos precisavam bastante de um recurso como este, para o maior aproveitamento pedagógico. É um grande presente que recebemos para o engrandecimento da aprendizagem”, ressalta.

A aquisição dos dispositivos foi feita para uso educacional, a fim de facilitar o acesso dos alunos às atividades remotas desenvolvidas pelas escolas e aos conteúdos online e plataformas virtuais disponibilizados pela Seduc.

A iniciativa da entrega de tablets faz parte do programa Ceará Educa Mais: Conectividade. Uma política pública implementada pelo Governo do Ceará com o objetivo de garantir condições de acesso e ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio de ferramentas e práticas digitais, para que o estudante consiga organizar e aprimorar seus estudos, interagindo com professores e colegas de forma dinâmica e criativa, principalmente no contexto de distanciamento social na pandemia do coronavírus.