Abertas as matrículas 2021.2 para os Centros Cearenses de Idiomas

19 de julho de 2021 - 08:54

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (19/07), as matrículas para estudantes novatos nos Centros Cearenses de Idiomas. As vagas são destinadas, prioritariamente, a alunos da 1ª série do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual que desejem aprender de forma gratuita as línguas inglesa, espanhola e francesa. Para inscrever-se, o estudante deve comparecer à secretaria da escola em que está matriculado.

Os CCIs Kennedy e Jockey, situados em Fortaleza, já concluíram o processo de matrícula de novatos.

As aulas terão início no próximo dia 9 de agosto. As vagas serão distribuídas por região. Além do curso, os alunos terão direito a fardamento e material didático gratuitos. Os estudantes que desejarem ingressar nos módulos mais avançados devem procurar o CCI para obter informações sobre os testes de nível.

Ao todo, são 13 Centros de Idiomas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte, que juntos podem atender cerca de 10 mil estudantes. O Governo do Ceará tem a previsão de inaugurar mais 10 unidades até 2022, nos municípios de Quixadá, Camocim, Aracati, Russas, Baturité, Horizonte, Tianguá, Cascavel, Paracuru e Crato. Todas as unidades ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as sedes do Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, disponibilizam também o curso de língua francesa.

Metodologia

A orientação pedagógica dos CCIs tem base na abordagem comunicativa, com a integração das quatro habilidades da língua: acuidade auditiva, oralidade, leitura e escrita. As unidades dispõem de notebooks, TV nas salas, internet e material didático para todos os alunos. Os cursos têm duração de até 3 anos, organizados em seis módulos semestrais, com 60 horas-aula cada, totalizando 360h. A certificação pode ser feita após a conclusão de cada módulo ou do conjunto de módulos.