Avaliação da qualidade da Educação Infantil será tema de diálogo com municípios

19 de julho de 2021 - 09:43

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), realiza, na próxima quinta-feira (22), a partir das 14 horas, encontro virtual com os secretários municipais de Educação de Acaraú, Ararendá, Camocim, Quixadá, Crato, Crateús, Eusébio, Granja, Juazeiro do Norte, Sobral, Tianguá e Trairi. A ação tem o objetivo de apresentar aspectos e eixos contemplados no processo de avaliação da qualidade da Educação Infantil, assim como a importância da avaliação na primeira etapa da Educação Básica.

O evento contará com a participação da primeira-dama do Estado, idealizadora do Programa Mais Infância e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI), Onélia Santana; da vice-governadora Izolda Cela; da secretária Eliana Estrela e do secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito. Também estarão presentes a presidente da União do Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE), Luiza Aurélia; a coordenadora da Coeps, Aparecida Prado; e a representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Karina Fasson.

Os municípios participantes compõem a Coalizão CE, projeto que nasce das ações do Programa Mais Infância Ceará, e foram selecionados, por meio de critérios específicos, tais como número famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação de extrema pobreza, infraestrutura e capacidade local, cobertura de creche acima da média nacional, presença do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos(SCFV) para crianças de 0 a 6 anos, diversidade de tamanho populacional, distribuição regional e tipologia urbano-rural.

Colaboração

O Governo do Ceará, em conjunto com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Porticus vem somando esforços, via regime de colaboração, para promover o desenvolvimento integral das crianças cearenses, em especial aquelas em situação de extrema vulnerabilidade. No eixo da Educação Infantil, uma das iniciativas pactuadas é a avaliação da qualidade, implementada em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP).

Na oportunidade, os secretários municipais de Fortaleza e Sobral, respectivamente Dalila Saldanha e Herbert Lima, apresentarão suas experiências, no que diz respeito à avaliação da Educação Infantil.