Webinar de lançamento do Guia para Contexto Híbrido na Educação Infantil nesta quinta(05)

4 de agosto de 2021 - 09:22

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) realiza nesta quinta-feira (05) o Lançamento do Guia Estratégico para implementação do Contexto Híbrido e retorno ao presencial na Educação Infantil: vínculo escola-família. O documento tem como objetivo nortear ações de diretores, coordenadores e professores para o acolhimento de bebês e crianças nas creches e pré-escolas. A ação é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps) da Seduc.

Estarão presentes no evento o secretário Executivo da Secretaria de Cooperação com os Municípios, professor Márcio Brito, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE), Luiza Aurélia; a coordenadora da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Aprendizagem na Idade Certa (Copem), Bruna Leão; e a coordenadora da Coeps, Aparecida Prado.

O guia foi construído por técnicos educacionais da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil e apresenta aspectos legais para o retorno ao presencial, a preocupação com o olhar intersetorial, a definição do que chamamos de “contexto híbrido”, bem como orientações pedagógicas e organizacionais para as unidades educacionais.

O Governo do Estado do Ceará vem somando esforços, via regime de colaboração, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças cearenses, em especial daquelas em situação de extrema vulnerabilidade. Para a Seduc, garantir os direitos de aprendizagem das crianças e promover equidade nas ações de retorno ao presencial e implementação ao contexto híbrido são algumas das ações prioritárias.

Conforme o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito, frente às diferentes realidades dos municípios em um mesmo estado, surge a importância de disponibilizar o Guia Estratégico para implementação do Contexto Híbrido e retorno ao presencial na Educação Infantil. “O documento orienta para uma organização estrutural e um planejamento pedagógico responsável, harmônico, empático e justo” – frisa o gestor.

 

04.08.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc