Dia D: rede pública estadual mobiliza-se para a realização das provas do Saeb

20 de outubro de 2021 - 16:46

A rede pública estadual cearense realizou, na última terça-feira (19), o “Dia D de mobilização para o Saeb 2021”. A iniciativa visa incentivar a preparação de estudantes, em todas as regiões do estado, para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A ação faz parte da campanha #foconoideb, que busca engajar e fortalecer o compromisso da comunidade escolar quanto à aplicação das as avaliações e, assim, poder aperfeiçoar ainda mais os resultados de aprendizagem.

Mais do que simplesmente olhar para um número a ser atingido, o momento é oportuno para traçar uma contextualização da rede, percebendo os desafios e as conquistas obtidas, de modo a nortear a elaboração de novas políticas públicas.

Nas escolas da área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 2, ações como a busca ativa escolar e a recuperação de aprendizagens têm sido estratégicas na mobilização. “Procuramos orientar processos focados em cada contexto escolar, engajando diferentes agentes para garantir o sucesso das iniciativas propostas”, explica o coordenador da Crede 2, Lucas Alvino.

Envolvimento

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Adelino Cunha Alcântara, localizada em São Gonçalo do Amarante, na área de abrangência da Crede 2, tem atuado em diversas frentes, com ênfase para a realização de dinâmicas com os estudantes.

A gincana Foco no Saeb, por exemplo, constitui-se de atividades direcionadas e lúdicas, organizadas pelos professores, com apresentação de desafios, batalha dos descritores, jogos de perguntas e respostas e aulas campais, em que as questões são resolvidas e comentadas em grupos.

As disputas são realizadas entre equipes representadas por pelas cores da escola. As ações são semanais, os pontos são cumulativos e, ao final da competição, os grupos ganharão prêmios. Nos demais dias da semana, ocorrem atividades como o reforço com tutores, o “minuto Saeb” no fim de cada aula, as eletivas com foco no Saeb e o uso sistemático do material estruturado.

Abrangência

Na Crede 12, o trabalho tem ocorrido levando em conta os indicadores de acesso, interação e desempenho dos alunos. A ideia, de acordo com a coordenadora da Regional, Joyce Santana, é proporcionar mais efetividade às necessidades pedagógicas detectadas pelos professores.

“Já era chegada a hora de mobilizar todas as redes, tanto a estadual como as municipais, para um olhar mais focado nas aprendizagens. O Pacto firmado entre o Governo do Ceará e as prefeituras proporciona aparatos materiais, técnicos e financeiros às Secretarias Municipais de Educação e, assim, vislumbramos condições para desenvolvimento de iniciativas de recuperação de aprendizagens para alunos do Ensino Fundamental, com ações escolares e formação de professores”, explica.

Joyce lembra que foi realizado um evento de lançamento do Saeb 2021 na regional, com a presença de gestores escolares. As ações alusivas à mobilização carregam a temática “para grandes desafios, grandes conquistas”.

A EEMTI Coronel Humberto Bezerra, em Quixeramobim, na área da Crede 12, engajou toda a comunidade em prol do objetivo de fortalecer a adesão e o compromisso com a aprendizagem. “A partir do plano de ações, em consonância com o plano Jovem de Futuro, a escola aprimorará a busca ativa escolar e a utilização do material estruturado de Língua Portuguesa e Matemática, com vista à recuperação e ao fortalecimento das aprendizagens”, observa a diretora da unidade de ensino, Liduína Simão.