Seduc promove Ceará Científico Digital nesta quarta, quinta e sexta (8, 9 e 10)

6 de dezembro de 2021 - 09:44

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10), o Ceará Científico Digital 2021, projeto que faz parte da política de popularização das ciências, cultura e tecnologia do Governo do Ceará. A secretária da Educação, Eliana Estrela, participa da cerimônia de abertura, a partir das 14h, no dia 8, no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância no Youtube. O evento faz parte do calendário anual da Seduc desde 2007 e possibilita a socialização das criações elaboradas pelos estudantes nos diversos campos do saber, com o apoio de professores orientadores.

A ação visa estimular a produção e a dinamização do conhecimento, no contexto da sala de aula, da comunidade e da sociedade, proporcionando a vivência do protagonismo estudantil. Ao todo, haverá 145 trabalhos, de nove categorias, sendo expostos. O evento contará com a participação direta de 435 alunos e 290 professores orientadores.

Entre os expositores, 30 alunos serão selecionados para receber uma bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo período de 12 meses. Além disso, 27 trabalhos terão seus artigos publicados na revista Ceará Científico.

Programação

A palestra de abertura será conduzida pelo professor Leandro Holanda, co-fundador da instituição Tríade Educacional, às 14h30. O tema será a abordagem Steam (sigla em inglês equivalente a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no Ensino Médio.

Na sequência, haverá exposições de trabalhos em três salas temáticas na plataforma Google Meet, sendo uma para a área de Ciências e Engenharias, outra para Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e outra para Educação Ambiental.

No segundo dia de evento, a programação contará com a apresentação do Projeto XBOOM, da produtora Burburinho Cultural, a partir das 14h. Em seguida, virá a palestra intitulada “Ambiente Maker Escolar: oportunidade para uma aprendizagem revolucionária”, ministrada pelo professor Elio Molisani, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Em continuidade, será feita mais uma rodada de exposições de trabalhos científicos. Desta vez, nas áreas de Ferramentas Tecnológicas em Educação e Aplicação das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação); Linguagens e suas Tecnologias; e Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental.

Encerramento

O terceiro e último dia do Ceará Científico Digital 2021 começará com mais um conjunto de exibições de projetos desenvolvidos pelos alunos, em salas virtuais, às 16h. Neste momento, serão contempladas as áreas de Matemática e suas Tecnologias; Robótica e Automação; e Pesquisa Jr. – Ensino Fundamental II e EJA Fundamental.

A partir das 17h, terá início a cerimônia de encerramento do evento, com a palestra “Importância das feiras científicas e iniciação científica para alunos de Ensino Médio”, proferida pela professora Roseli de Deus Lopes, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP).

Logo após, haverá a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores desta edição, em cada uma das categorias.

O evento

O Ceará Científico Digital 2021 é promovido pela Seduc, em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC); o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Ceará Científico é uma política da Seduc que propõe a culminância de todos os projetos científicos e artístico-culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber.

A ação faz parte do Programa Ceará Educa Mais, desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio desta Secretaria, com o objetivo de elevar o desempenho acadêmico e aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes da rede pública estadual de ensino.