Nova escola de tempo integral reforça oportunidades para os jovens em Acopiara

8 de dezembro de 2021 - 08:49

Fhilipe Augusto - Ascom Casa Civil - Texto
Marcos Studart - Fotos

Uma das principais bandeiras do Governo do Ceará na busca de gerar oportunidades e melhorar a vida da população, a educação pública ganhou um reforço nesta terça-feira (7) com a inauguração da sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Leal Teixeira, em Acopiara. Com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do prefeito Antônio Almeida, a unidade foi entregue aos estudantes que residem no distrito de São Paulinho, onde a unidade foi erguida, e adjacências.

A vice-governadora falou da importância de uma escola padrão em um distrito, longe da sede do município, para que os jovens daquela região possuam a mesma oportunidade de qualquer outro estudante da rede pública cearense. “Esta é uma mentalidade, uma visão de educação, como também dos direitos dos jovens e crianças do Ceará, estejam eles onde estiverem. Ainda com o governador Cid (Gomes), nós começamos uma partida de construção de boas escolas. Antes, tinha uma lógica de que se a escola fosse em um distrito era uma escola pela metade, e nunca vimos sentido nisso. Escolas como esta não são exceção, e muitas delas são em localidades como esta, distritos, para que a juventude tenha a mesma oportunidade”, destacou Izolda.

A escola foi construída em pavimento térreo e conta com seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática. Além disso, a estrutura possui quadra poliesportiva e salas para grêmio estudantil, vídeo, professores, coordenação e diretoria, além de anfiteatro. Foram investidos R$ 5,9 milhões para construção e aquisição de equipamentos e mobiliário. Os recursos são provenientes dos governos estadual e federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A relação criada entre alunos e escola é fundamental para o crescimento educacional dos jovens. Eliana Estrela reforçou como esses elos construídos produzem bons frutos. “Fazemos uma entrega de algo que o nosso governador e a vice-governadora mais se orgulham, que é uma escola para oportunizar os jovens estarem o dia todo com os professores, colegas, laboratórios, livros. A escola não é só estrutura física bonita, mas é especialmente o que se constrói aqui no dia a dia. É o projeto pedagógico que faz valer a pena”, disse a secretária da Educação.

Há anos o Ceará vem colhendo frutos do investimento feito na educação pública e na mudança de paradigmas. Eric Rafael, 18 anos, preparou-se na escola para o Enem, antes mesmo de ela ser inaugurada oficialmente, tendo como resultado a aprovação para o curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca). O novo universitário estudou boa parte de sua vida em escolas públicas de São Paulo e, ao comparar com as cearenses, fez questão de ressaltar a diferença. “Esta escola é magnífica para a região, que precisava de uma escola assim. Eu nunca tinha estudado em uma escola tão bem equipada como esta, com ar-condicionado, computadores, uma estrutura totalmente preparada para receber os alunos”, enfatizou Eric.

Ao ouvir depoimentos como do garoto Eric, Izolda pediu aos estudantes que sigam firmes no propósito da educação transformadora de vidas. “Aproveitem muito essa coisa preciosa que vocês têm e que vocês façam bem a parte que lhes cabe, com esforço, foco, estudando, projetando os sonhos para a vida adulta. É isso que vai fazer com que tudo se realize, transformando para melhor a vida de vocês”, aconselhou a vice-governadora.

O prefeito Antônio Almeida agradeceu a parceria da gestão estadual na execução de ações importantes para a vida dos acopiarenses. “É uma satisfação ter o Governo do Estado como um grande amigo de Acopiara, um parceiro. Ficamos felizes em receber um equipamento desta natureza, que está transformando a vida dos alunos e dos funcionários”, afirmou o gestor municipal.

Apoio extracurricular

Ao todo, 318 alunos estão matriculados na EEMTI Maria Leal Teixeira. No local, eles têm acesso a projetos desenvolvidos como o Professor Diretor de Turma, Círculo de Leitura, Enem Chego Junto Chego Bem e Busca Ativa Escolar – Nenhum Aluno a Menos. As atividades buscam contribuir para a preparação dos jovens para a vida, além de contribuir com a melhoria da aprendizagem.

Nayane Gomes, de 15 anos, é estudante da unidade e, aproveitando o apoio dado pelos professores, foi protagonista na Olimpíada de Química da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16, conquistando o primeiro lugar na disputa. Além de seu esforço, ela credita à ajuda dos docentes o resultado obtido. “A estrutura aqui da escola foi um diferencial e os professores deram muito apoio”, comentou a aluna.