Seduc lança quatro e-books com produções de professores das redes estadual e municipais

13 de dezembro de 2021 - 20:57

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (13), em solenidade virtual, quatro e-books contendo produções de professores das redes estadual e municipais do Ceará. A iniciativa contribui para a política de formação continuada de professores e visa compartilhar as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas pelos educadores. A secretária da Educação, Eliana Estrela, participou da abertura do evento.

Desta forma, busca-se fortalecer a cultura de pesquisa, que vem se consolidando por meio de uma regularidade nas ações de investigação e publicação dos resultados e experiências dos profissionais da educação cearense. Os livros eletrônicos foram organizados pela Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).

Os quatro e-books são: O Ensino Médio em Tempos de Pandemia; Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência; Itinerário Formativo: Ciências Humanas; e Anais do Seminário DoCEntes 2021.

Eliana Estrela enaltece a iniciativa dos educadores, que se desafiaram e conseguiram realizar as produções. “É muito importante o professor deixar algo escrito, registrar o seu dia a dia, fazer com que as pessoas entendam como tem sido passar por esses momentos. Isso contribui tanto para a aprendizagem dos demais, como para a própria, pois quando lemos e relemos o que escrevemos, percebemos onde podemos melhorar.

Continuidade

A Seduc tem trabalhado no sentido de publicizar as produções dos educadores cearenses. Em outubro passado, foi lançada a coletânea de textos intitulada: “Educação do Ceará em tempos de pandemia”. Mais recentemente, em 19 de novembro, foi publicado também o e-book “Educação para as Relações Étnico-Raciais: Caminhos e Desafios”, construído a partir das experiências apresentadas no Seminário Semana da Consciência Negra 2020.