Educação em prisões: conhecimento que liberta

14 de março de 2022 - 15:44 # #

Bruno Mota - Texto
Rosane Gurgel - Fotos

Ser livre, em sentido amplo, vai muito além da noção sobre o direito de ir e vir. Em essência, livre é aquele que tem discernimento e poder sobre as próprias decisões. É quem age como senhor de si. Nesta lógica, é preciso reconhecer que nem sempre o ser humano se conduz de forma livre, pois que ainda faz escolhas impensadas e, de um jeito ou de outro, sofre as consequências de seus atos.

A partir do reconhecimento dos desacertos do passado, e da iniciativa em reparar as falhas cometidas, abre-se caminho para o início de uma nova trajetória. Experiências passam a ser ressignificadas e a percepção sobre a realidade é ampliada. Às vezes, este processo inclui até mesmo a reconstrução da própria identidade.

É com este propósito que a Educação inseriu-se no contexto prisional. Com o intuito essencial de oferecer ao indivíduo a chance de adquirir saberes, conquistar a dignidade e, sobretudo, encontrar um real sentido para viver, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vem garantindo a oportunidade de escolarização para internos do sistema carcerário estadual.

A ação, que ocorre em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), vem se traduzindo em resultados concretos para a melhoria da qualidade de vida de uma população que, em muitos casos, encontrava-se sem perspectiva. Ao mesmo tempo, a iniciativa também contribui para a construção de uma sociedade com mais justiça social e oportunidades para todos.

A série de matérias a seguir, cuja publicação se dá entre os dias 15 e 18 de março de 2022, busca retratar como se desenvolve este trabalho, no dia a dia das unidades prisionais, a partir da visão de alunos, professoras, egressos do sistema penal, técnicos educacionais e gestores das secretarias de estado responsáveis pela ação. Em comum, os atores envolvidos compartilham da ideia de que a transformação individual é perfeitamente possível, e que o poder público exerce papel fundamental neste processo.

Acesse as reportagens nos links abaixo:

Alfabetização de internos possibilita ingresso no mundo das letras e acesso à dignidade

Projeto Livro Aberto incentiva aprendizagem e possibilita remição de pena

Estudos auxiliam na produção de sentido para a vida

Escolarização reduz estigmas e incentiva novas trajetórias