Seduc realiza II Encontro Estadual Foco na Aprendizagem

20 de abril de 2022 - 15:29

Bruno Mota - Texto
Carlos Gorila - Fotos

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Programa Cientista-Chefe, realiza nesta terça e quarta-feira (19 e 20) o II Encontro Estadual Foco na Aprendizagem. O evento é voltado para articuladores de gestão, técnicos das Regionais e da Seduc, além de professores formadores de Língua Portuguesa e Matemática, que participam de oficinas pedagógicas para o desenvolvimento de ações integradas. O objetivo é traçar estratégias voltadas à recomposição das aprendizagens dos estudantes, à implementação das diretrizes curriculares (DCRCs), do Novo Ensino Médio e do modelo estadual de educação híbrida.

A ação ocorre por meio das Coordenadorias de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade).

O Foco na Aprendizagem acontece desde 2020 e concentra-se no trabalho pedagógico para a aprendizagem dos estudantes, por meio da avaliação diagnóstica-formativa, articulada ao uso de material didático estruturado, formação continuada de professores e tutoria de Língua Portuguesa e Matemática, pautada nas premissas da equidade, descentralização e articulação curricular.

A coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc, Iane Nobre, aponta que o Ceará tomou a dianteira na busca por caminhos para reverter as consequências da pandemia, tanto no campo cognitivo, como no socioemocional.

“As coisas não voltarão a ser como eram antes. Tudo o que os estudiosos construíram de conhecimento a respeito de o que fazer no pós-pandemia e retorno às aulas presenciais, a gente já está colocando em prática. Afinal, idealizamos o Foco na Aprendizagem em 2019. Hoje, ele se tornou a nossa estratégia de recomposição das aprendizagens. Temos que ampliar os nossos repertórios para dar conta dos novos desafios”, ressalta Iane.

A coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima, reforça que é preciso aprender lições do que foi vivido nos últimos dois anos. “Independentemente do contexto ocasionado pela pandemia, o Foco na Aprendizagem reúne dimensões estruturantes para o processo de ensino e aprendizagem. Estamos constantemente evoluindo”, classifica.

O cientista chefe da Educação, Jorge Lira, considera os avanços obtidos como uma forma de resiliência acadêmica e cognitiva, e enaltece a presença ativa da universidade junto às escolas.

“O Foco na Aprendizagem não é apenas um programa a mais, mas um grande fio condutor nessa epopeia que foi cruzarmos a pandemia. A palavra-chave colocada foi a articulação entre as várias áreas da Seduc. Tivemos a integração de currículo, formação e avaliação trabalhando juntas. O Ceará se antecipou e encontrou uma fórmula prática de se fazer isso. Criar um caminho seguro para consolidar e recompor as aprendizagens é urgente e necessário”, salienta.