Encceja 2022: Inscrições seguem até 04 de junho

26 de maio de 2022 - 12:23

Estão abertas até o próximo dia 04 de junho as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O Exame é destinado aos jovens que por algum motivo deixaram de concluir os ensinos fundamental ou médio. Os interessados deverão se inscrever pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Para participar, na data da realização do Encceja, o jovem ou adulto deverá ter a idade mínima de 15 anos completos para as provas do Ensino Fundamental e 18 anos completos no caso do Ensino Médio.

Certificação

Conforme o edital, será considerado habilitado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, em uma mesma edição do Exame.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) é uma das instituições certificadoras do Encceja. Nesse contexto, a instituição orientou os 33 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) da rede pública estadual, localizados em Fortaleza e no interior do estado, para o atendimento a quem solicitar o certificado. O documento será entregue mediante a apresentação do RG, do CPF e do boletim individual disponibilizado no site do Inep.

Os jovens e adultos também podem procurar o Ceja mais próximo de sua casa para fazer a preparação para o exame.

Sobre o Encceja

A ação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

 

Relação dos municípios que vão sediar as provas

 

26.05.2022
Assessoria de Comunicação da Seduc