Secretário de Educação da Bahia vem ao Ceará para conhecer políticas educacionais

27 de maio de 2022 - 16:40

Bruno Mota - Texto
Rosane Gurgel - Fotos

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nesta sexta-feira (27), a visita do secretário de Educação do estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, que veio acompanhado de equipe técnica para conhecer algumas das estratégias e metodologias desenvolvidas no contexto cearense. A comitiva foi recebida pela secretária Eliana Estrela e pelas secretárias executivas do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; e de Planejamento e Gestão Interna, Stella Cavalcante. Na pauta, foram tratados temas como gestão da rede, práticas pedagógicas exitosas e escolas em tempo integral.

A agenda dos visitantes também incluiu passagem pela Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson e pela Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, ambas em Fortaleza. Danilo Souza revela que a Bahia está com a meta de expandir o ensino em jornada ampliada e que, para tanto, o exemplo do Ceará serve de parâmetro.

“Nosso objetivo é conhecer estes modelos e compreender como o Ceará está dando um importante passo, para que possamos também construir o nosso projeto. Ao conhecer essas escolas, queremos entender como funciona a rotina, a organização do trabalho pedagógico e o currículo, tendo em vista a reformulação do Novo Ensino Médio. O Ceará é um dos estados brasileiros que mais avançam em termos de qualidade, efetividade e oportunidades educacionais, sendo referência não só para o Nordeste, mas para o Brasil inteiro”, observa.

De acordo com Danilo, a visita representa ainda o esforço do governo baiano em assimilar como o Ceará vem implementando políticas educacionais de grande impacto e resultado, em áreas diversas. “Estamos conhecendo sobre a gestão administrativa e financeira, a descentralização de recursos, a manutenção e a construção de escolas. Na Bahia, parte de nossas construções são diretamente influenciadas pelo projeto arquitetônico desenvolvido aqui, e isso é muito bom, pois estamos aprendendo com quem já faz algo de qualidade”, ressalta o secretário.

Danilo Souza veio acompanhado da assessora técnica da Casa Civil da Bahia, Lucitânia Brandão; e do assessor técnico da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Norman Nygaard.