Secretários de Educação e equipes de cinco estados vêm ao Ceará conhecer regime de colaboração

8 de junho de 2022 - 16:54

Carlos Gorila - Fotos

 

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebe, nesta quarta-feira (8), a visita de gestores e equipes técnicas das Secretarias de Educação dos Estados do Piauí, Sergipe, Amapá, Goiás e Mato Grosso do Sul. As comitivas vieram com o objetivo de conhecer mais de perto o funcionamento do regime de colaboração com os municípios praticado no Ceará. O pessoal foi recebido pela secretária Eliana Estrela, pelo secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito, e pela coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa, Bruna Leão.

O encontro foi articulado pela Associação Bem Comum (ABC), ONG que apoia estados e municípios na implantação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação, tendo como referência o trabalho realizado no Ceará. O presidente da ABC, Veveu Arruda, acompanhou a reunião, assim como a diretora do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração, Conceição Ávila.

Também estiveram presentes os secretários de Educação de Sergipe, Josué Modesto Subrinho, e do Amapá, Neurizete Oliveira Nascimento. A reunião teve, ainda, as presenças da superintendente da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado de Goiás, Gisele Pereira; da coordenadora do Programa de Alfabetização no Estado do Piauí, Gabriela Santos; e da coordenadora de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Mato Grosso do Sul, Alessandra Ferreira, entre outros técnicos.

Paic

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi transformado em política pública prioritária do Governo do Ceará em 2007. A iniciativa visa oferecer aos municípios formação continuada de professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outros aspectos. O Paic iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense.

Paic +5

Em 2011, a Seduc expandiu as ações do Paic até o 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5).

Mais Paic

Em dezembro de 2015, foi lançado o Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa. A medida teve como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a abranger também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses.