Seduc lança e-book sobre Educação Híbrida

29 de junho de 2022 - 16:59

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) realiza, nesta última semana de junho, o lançamento do e-book “Educação Híbrida e suas Perspectivas”. O livro digital é resultado de estudos e pesquisas iniciadas em 2019, com a proposição do Programa de Formação Continuada: Itinerário Formativo – Competências Digitais para a Docência, que abordava a temática. A ação foi elaborada por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância – Coded/CED.

O curso tinha como foco o desenvolvimento de competências digitais docentes, com a utilização de documentos como o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores; a Matriz de Competências Digitais de Professores; além de referências de autores relevantes nesse âmbito.

A responsável pela Coded/CED, Vagna Lima, explica que o curso autoinstrucional: “Educação Híbrida e suas Perspectivas”, oferecido aos professores da rede pública estadual através da Plataforma Avaced, tornou-se possível após análises e debates.

“A partir da imersão nas investigações sobre a temática do hibridismo, hibridação e hibridez em diferentes áreas do conhecimento, e também, das discussões realizadas durante as formações continuadas para os docentes da rede, foi proposto e disponibilizado o curso autoinstrucional”, detalha a gestora.

O e-book é resultado das reflexões e pesquisas feitas no âmbito da Educação Híbrida e consiste na adaptação do material didático produzido pela equipe da Coded/CED para o Curso. A formação está organizada em dois módulos: 1 – Compreendendo a Educação Híbrida: hibridismo, hibridação e hibridez, que discute sobre a Educação Híbrida em uma perspectiva teórico-crítica; e 2 – A experiência cearense de Educação Híbrida, parte do livro digital na qual se apresenta a concepção de Educação Híbrida, que vem sendo construída no cenário educacional cearense.

Acesse o Livro

 

29.06.2022

Assessoria de Comunicação da Seduc