Ceará Científico 2022: produções vencedoras são premiadas nesta sexta (9)

9 de dezembro de 2022 - 18:26

Bruno Mota - Texto
Rosane Gurgel - Fotos

A etapa estadual do Ceará Científico 2022 foi concluída nesta sexta-feira (9), com a cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos de maior destaque produzidos por estudantes de escolas públicas de todo o Ceará. As pesquisas ficaram expostas na praça de alimentação do Shopping RioMar Fortaleza durante a última quinta-feira (8), podendo ser acompanhadas pelo público. Ao todo, foram avaliados cerca de 200 trabalhos finalistas de oito categorias, envolvendo mais de 400 alunos e 200 professores orientadores. O evento foi realizado pela Secretaria da Educação (Seduc).

Na mesma ocasião, houve a entrega do Selo Escola Sustentável 2022 às unidades de ensino selecionadas para receber a comenda.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Jucineide Fernandes, comemora o sucesso da iniciativa e parabeniza as equipes envolvidas. “O Ceará Científico é o nosso principal evento de iniciação científica, pesquisa e inovação nas escolas. Acreditamos muito no potencial desses jovens e desejamos que os projetos possam ser aprimorados no ambiente escolar, para que a prática iniciada na educação básica tenha continuidade no Ensino Superior. Participar da cerimônia de encerramento e celebrar esse movimento é uma grande alegria. Ficamos muito felizes de poder contar com o apoio dos profissionais da Educação, tanto nas escolas, como nas Regionais, nas redes municipais de ensino e na Seduc”, ressalta Jucineide.

Conheça os trabalhos vencedores do Ceará Científico 2022

Veja as escolas classificadas para receber o Selo Escola Sustentável 2022

Ao todo, nove categorias estiveram em exposição: Ciências e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio; Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais áreas do conhecimento; Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental II; Robótica, Automação e aplicação das TIC.

Antes de chegar à etapa estadual, o Ceará Científico passou pelas fases escolar e regional. A primeira foi realizada em cada uma das unidades de ensino, tanto estaduais, como municipais. Avançaram para o momento seguinte as produções com melhores qualificações. A etapa regional ocorreu na área de abrangência de cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências.

Conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, a ação pedagógica visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

O Ceará Científico incentiva, desde 2016, a construção de projetos que promovam a integração dos componentes curriculares, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.