Seduc recebe secretária da Diversidade para debater pautas relativas à educação inclusiva

24 de março de 2023 - 16:40

Bruno Mota - Texto
Rogério Bié - Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu, nesta sexta-feira (24), a visita da titular da Secretaria da Cidadania e Diversidade, Mitchelle Meira, para debater pautas alusivas às questões LGBTQIA+ na rede pública estadual de ensino. A gestora foi recebida pelo secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos e Educação Complementar, Helder Nogueira.

Um dos principais objetivos da articulação entre as duas pastas, conforme Mitchelle, é a construção de políticas visando à prevenção da LGBTfobia nas escolas, por meio da mediação de conflitos e da educação inclusiva, favorecendo a continuidade dos jovens nos estudos.

“Queremos fazer com que a escola seja cada vez mais um ambiente pacificador, transformador, acolhedor. Para isso, precisamos ter educadores e estudantes como parceiros, no sentido de reforçar a garantia dos direitos humanos e a prática da cidadania plena. Queremos que o Ceará seja um estado de ações positivas e de pessoas com sentimento de coletividade, desprovidas de preconceito e conscientes de seu papel social”, enfatiza a secretária.

Helder Nogueira enaltece a oportunidade de desenvolver parceria com a Secretaria da Diversidade, em prol da criação de um ambiente de ensino e aprendizagem cada vez mais plural. “A escola, para ser inclusiva, precisa traduzir a expressão de todos os que dela fazem parte. Todo jovem tem direito a sonhar e a ter oportunidades de crescimento. Não podemos ser omissos diante de casos de preconceito. A homofobia é uma característica estrutural da nossa sociedade e combatê-la é uma tarefa de todos os dias”, pontua.