Seduc capacitará profissionais para implementar gerenciamento de risco

1 de julho de 2024 - 09:35

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascov), e em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), realizará no período de 08 à 11 de julho, das 13h às 17h, no auditório da Seduc, uma capacitação para implementar o gerenciamento de risco no âmbito da Secretaria. O evento reunirá técnicos e gestores das coordenadorias da Seduc-sede, responsáveis pelos processos nas unidades organizacionais.

De acordo com a Política de Gestão de Riscos do Poder Executivo do Estado do Ceará, risco é a possibilidade de ocorrência de um evento que tenha impacto no atingimento dos objetivos da organização. Neste sentido, o evento visa capacitar os gestores das coordenadorias, de forma teórica, com base nos modelos de referências e normativos do Poder Executivo Estadual. A iniciativa inclui a metodologia para implementação da gestão de risco estabelecida pela Portaria CGE nº 05/2021. A capacitação também pretende discorrer sobre a parte prática para implementação do gerenciamento de riscos nos órgãos e entidades, a partir do Guia prático relacionado ao tema e demais modelos e ferramentas necessários à referida implementação.

Conforme a coordenadora da Ascov, Olena Bezerra, o gerenciamento de riscos fortalece a eficiência e a eficácia das ações, tanto na utilização dos recursos, quanto na elaboração de projetos e programas. “A ação atenderá ainda recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), alinhando às boas práticas de governança, para garantir o alcance dos seus objetivos de forma estruturada, transparente e eficiente. Em síntese, é fundamental para o cumprimento da missão”, destaca a gestora.

01.07.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc


CGE avança no trabalho de consultoria em gestão de risco realizado na Seduc

 

Dando sequência ao serviço de consultoria em gestão de riscos oferecido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) à Secretaria de Educação (Seduc), ocorreu, na última segunda-feira (27), uma reunião para apresentar os avanços e prestar contas do trabalho realizado. Participaram técnicos e gestores de ambos os órgãos. 

O objetivo da reunião foi apresentar a validação realizada pela equipe de consultoria sobre as respostas ao questionário de avaliação da maturidade da gestão de riscos da Seduc, além de compreender o contexto organizacional da secretaria.  

Durante a reunião, foram destacadas a cadeia de valor e a arquitetura de processos da Seduc. Também foi discutido o planejamento para a realização de treinamento teórico e prático, que será oferecido em breve pela CGE, em parceria com a EGP, para os gestores da Seduc. 

Outro ponto de destaque na reunião foi a seleção de um processo crítico que será objeto da consultoria. A CGE desenvolveu uma metodologia para a seleção do processo crítico, baseada em critérios de materialidade, relevância, criticidade e oportunidade, utilizando variáveis qualitativas e quantitativas. O objetivo é estabelecer um ranking de priorização de processos para o gerenciamento de riscos. 

Presente na reunião, o orientador da Célula de Auditoria de Desempenho da CGE, Wescley SIlva, destacou a importância da ação. “O ranking de priorização de processos é um produto que a equipe de consultoria vai disponibilizar para a gestão da Seduc, servindo como insumo para a tomada de decisão na priorização dos processos para o gerenciamento de riscos na pasta, inclusive após a finalização da consultoria. Contudo, a escolha final do processo que será trabalhado no âmbito da consultoria caberá à gestão da Seduc.” 

Além disso, a equipe da CGE apresentou à equipe da Seduc um modelo de portaria para a implementação da gestão de riscos, que servirá de base para a publicação do instrumento normativo pelo órgão, marcando o início da implementação da gestão de riscos. 

 

28.05.2024
Assessoria de Comunicação da CGE-CE com imagem da Seduc


Seduc e CGE firmam Termo de Compromisso visando ao gerenciamento de riscos na Secretaria

A Secretaria da Educação (Seduc) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) firmaram, nesta quarta-feira (15), um Termo de Compromisso para prestação do serviço de consultoria, visando à implementação do gerenciamento de riscos na Seduc. O documento foi assinado pela secretária da Educação, Eliana Estrela, e pelo secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho. Também participou da ocasião o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

A primeira ação desta parceria, no âmbito da Seduc, será realizada na Coordenadoria da Gestão de Provisão e Suprimento da Rede (Cogea). As atenções, neste momento, serão direcionadas às questões relativas ao patrimônio da Secretaria.

Os serviços de consultoria são atividades de auditoria interna governamental, fornecidos à administração do órgão demandante, com a finalidade de dar suporte às operações nos processos relacionados à governança, gestão de riscos e controles internos. A Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Seduc (Ascov) atua como setor responsável pelo acompanhamento dos serviços de consultoria oferecidos pela CGE, intermediando o contato entre este órgão e a Seduc.

A metodologia de gestão de risco prepara a organização para cumprir seus objetivos e função social, reduzindo a incidência de surpresas e incertezas. Além disso, estimula e potencializa a transparência, contribuindo para o uso eficiente, eficaz e efetivo dos recursos.

Os serviços de consultoria compreendem as áreas de assessoramento/aconselhamento, treinamento e facilitação.

Eliana Estrela enaltece a oportunidade da parceria entre as instituições. “Agradeço à equipe da Controladoria, que tem sido muito presente e desenvolve um trabalho fundamental para que o estado possa caminhar bem, especialmente na área da educação. Queremos promover, cada vez mais, a transparência e evitar riscos que possam nos gerar problemas, a fim de avançar a qualidade da nossa educação”, destaca a secretária.

Aloísio Carvalho pontua que a Seduc é uma das secretarias de estado pioneiras a implementar o gerenciamento de riscos. “A CGE, como órgão de controle interno, vem colaborar, participar, fazer uma consultoria com o foco de ajudar e compartilhar os conhecimentos dos nossos auditores, com o objetivo que a Seduc permaneça sendo uma secretaria de ponta, com a melhor educação do Brasil”, frisa.

15.05.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc