EEMTI Visconde do Rio Branco comemora 100 anos em 2024

3 de setembro de 2024 - 17:01

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco, situada no Centro de Fortaleza, completa 100 anos em 2024. Para marcar a data, a comunidade escolar promoveu uma programação cultural, no último dia 27.

Configurada como Escola Bilíngue, a unidade de ensino oferta semanalmente cinco aulas de Língua Inglesa para os alunos do Ensino Médio, além de um curso do Centro Cearense de Idiomas (CCI) para professores e funcionários, destinado a aprimorar as competências linguísticas. há, ainda, atividades culturais que fortalecem a prática do inglês no ambiente escolar, proporcionando uma imersão no idioma.

Atualmente, a escola tem 185 alunos matriculados, com jornada de nove horas-aulas diárias, garantindo três refeições por dia. O currículo é composto por 45 horas semanais, em período integral de atendimento, das 7h às 17h.

Conforme Alnedi Costa Lima, diretora da instituição, são muitos os motivos para comemorar o centenário da EEMTI Visconde do Rio Branco. “A escola coleciona, em sua trajetória, uma história de engrandecimento e evidente impacto na educação pública do estado do Ceará”, destaca a gestora.

Histórico

A unidade foi inaugurada em 10 de julho de 1924, logo após uma reforma educacional, na qual se tornou o Grupo Escolar do Boulevard Visconde do Rio Branco. Desde então, a escola tem passado por diversas reformas educacionais, até que, em 1975, tornou-se Escola de 1º Grau Visconde do Rio Branco.

Em 1988, passou a ofertar o Ensino Médio e, em 1999, seu nome foi alterado para Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco, de acordo com o Diário Oficial de 25 de maio daquele ano. Em 12 de maio de 2017, a escola passou a ser denominada EEMTI Visconde do Rio Branco e, em 2 de agosto de 2022, teve início o processo de implantação de ensino bilíngue, tornando-se a primeira escola da rede estadual do Ceará a oferecer essa modalidade.

A unidade de ensino é acompanhada pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar (Copes) e a Superintendência das Escolas Estaduais (Sefor) 2, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).