Seduc promove encontro com gestores de Cejas do interior para fortalecer modelo de ensino

5 de setembro de 2024 - 12:17

Ascom Seduc - Texto
Rogério Bié - Foto

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizou, nos últimos dias 2 e 3, um encontro com os gestores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) situados no interior do estado. O evento, intitulado “Diálogos e Proposições para o Fortalecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, propôs-se a discutir as ações voltadas para a EJA no formato semipresencial, no âmbito estadual e nacional, bem como apresentar soluções para os desafios desta modalidade. A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, participou do encontro.

Além dos diretores dos 24 Cejas distribuídos pelo interior do Ceará, também estavam presentes os superintendentes das 20 Regionais que são responsáveis por acompanhar estas unidades de ensino. Entre as pautas discutidas, destacam-se a inserção dos estudantes dos Cejas no programa federal Pé-de-Meia; a utilização do Material Didático Estruturado voltado para a EJA; a chamada pública para elaboração de material específico para o formato semipresencial na EJA; e o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Na ocasião, também foram pactuadas metas de certificação para os Centros.

Os nove Cejas localizados em Fortaleza tiveram um encontro semelhante no dia 28 de maio deste ano.

Jucineide observa que o evento ocorreu dentro da perspectiva da nova política nacional da EJA e da erradicação do analfabetismo. “Foi um importante momento de escuta dos gestores, que apresentaram suas pautas e sugestões para o fortalecimento da política estadual. Também tratamos sobre ações do Governo Federal. Tivemos um momento rico em diálogo, dando voz aos atores que estão mais próximos dos nossos estudantes, para construirmos uma educação de cada vez mais qualidade, garantindo o acesso às pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar em outros momentos”, ressalta a secretária executiva.