Edição de setembro da Revista DoCEntes aborda leitura e multiletramento
9 de setembro de 2024 - 16:19
A edição de setembro da Revista DoCEntes reúne artigos e relatos sobre os desafios da leitura e da interpretação textual. Essa questão atinge os estudantes, mas também uma parcela dos docentes, como se esse compromisso fosse um dever de ofício dos professores da Área de linguagens e códigos, quando na verdade é uma tarefa dos docentes de todas as áreas. Precisa-se reconhecer que desenvolver o hábito da leitura é uma atribuição prioritária dos profissionais do magistério, que deve ser estimulada dentro e para além da escola.
Paulo Freire já advertira no seu processo revolucionário de alfabetização que o ato de ler é basilar para que o educando crie possibilidades de ler o mundo. De lá pra cá o mundo ficou mais complexo, mutante, tecnológico e multicultural, exigindo uma ampliação da concepção de leitura e fazendo emergir questionamentos que conduziram às discussões acerca da necessidade de multiletramentos. A leitura é um desafio que conclama docentes e discentes. O hábito de ler precisa ser enfatizado dentro e fora dos muros da escola. As tecnologias digitais propiciaram crescentemente o acesso a outras linguagens (gêneros textuais) e culturas, exigindo uma educação fundamentada no multiletramento.
A formação docente exige que os professores, em algum nível, procurem desenvolver uma capacidade crítica, principalmente na matéria prima de apreensão do conhecimento que provém da leitura, da capacidade de produzir multitextos e amadurecer uma visão interdisciplinar e integral do conhecimento adquirido.
As diretrizes curriculares nacionais sinalizam para uma formação interdisciplinar e transdisciplinar. Portanto, o desafio posto aos professores do século XXI reside em levar os estudantes à compreensão de que as tecnologias digitais podem ser aliadas na capacidade de contribuir para um desenvolvimento sustentável.
O Brasil é o segundo país do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria, na quantidade de população negra. A África é o continente que abriga a maior parte dessa população no mundo, apresentando uma diversidade cultural ímpar. Esses fatos contribuíram para que a capa da revista homenageasse esse continente, cuja multiculturalidade foi disseminada pelo mundo como consequência da diáspora escravagista provocada pelo colonialismo europeu. O autor do trabalho escolhido é o aluno Francisco Willian Oliveira Araújo da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho.
link para a revista https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/index