Avaliação e Desenvolvimento Escolar

A avaliação e os indicadores educacionais têm cada vez mais papel de destaque no contexto sociopolítico brasileiro, a medida em que se reconhece a importância do uso de evidências na construção de políticas públicas. No Ceará, particularmente, o uso dos resultados de aprendizagem na Educação Básica tem sido uma fundamental estratégia, sendo criada para tanto, na estrutura da Seduc, a Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade).

 

Competências:

 

– Disseminar, nas diversas instâncias do sistema educacional e da sociedade civil, indicadores educacionais e resultados dos estudos, das pesquisas e das avaliações realizadas (mudança na ordem);

 

– Planejar e coordenar o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará – SPAECE;

 

– Coordenar, no Estado, as ações que integram os sistemas de avaliação nacional e os realizados por instituições internacionais;

 

– Estabelecer parcerias com outros órgãos ou instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para a realização de estudos, pesquisas e avaliações na área educacional;

 

– Proporcionar apoio técnico aos municípios na área de avaliação e indicadores educacionais;

 

– Articular as ações do Censo da Educação Básica no Estado, em parceria com o Ministério da Educação – MEC/INEP.

 

Estruturada nas seguintes células:

 

– Célula de Avaliação do Desempenho Acadêmico – CEADE

– Célula de Informação, Indicadores Educacionais, Estudos e Pesquisas – CEIPE

– Célula de Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem – CEDRA

 

SPAECE                                                       Estatísticas da educação no Ceará

 

 

 

Fale com a COADE: (85) 3101.3690