Célula de Cooperação Financeira

Objetivo Estratégico: Assessorar a COPEM na viabilização dos seus convênios, contratos, aquisições e transferências.

Transporte Escolar

Transporte dos alunos da rede estadual

– Tem por objetivo executar as ações de cooperações com as redes municipais para viabilizar o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

– Assegura o repasse de recursos para 100% (cem por cento) das prefeituras que assinaram o Termo de Responsabilidade no ano de 2011;

– Capacita 100% (cem por cento) dos técnicos estaduais e municipais responsáveis pelo sistema de acompanhamento do Transporte Escolar nos municípios que formalizarem o Termo de Responsabilidade 2011;

Programa de renovação da frota

– Apoia  tecnicamente 100% (cem por cento) dos municípios que participarem do processo de adesão ao Programa Caminho da Escola para assegurar a aquisição de veículos escolares.

– Assegura 100% da doação dos veículos adquiridos pelo Estado aos municípios que fizeram adesão ao Programa, na mesma proporção de suas aquisições por meio de recurso próprio ou através de empréstimo pelo BNDES;

– Garante o acompanhamento de 100% dos veículos cedidos aos municípios através do Projeto Alvorada.

Convênios para Construção

– Expansão da Infraestrutura das Escolas Municipais / Construção e Equipamento dos Centros de Educação Infantil – CEI.

– Fortalece as ações municipais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino, por meio de prestação de cooperação técnica e financeira para desenvolver projetos de melhoria da infraestrutura das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

– Presta cooperação técnica e financeira aos municípios do Programa de Cooperação Federativa – PCF, com execução no âmbito da SEDUC,  para desenvolver projetos de melhoria das condições de vida da população cearense.

– Apoia os municípios que fizeram adesão ao Programa de Ampliação da Oferta da Educação Infantil, por meio de prestação de  cooperação técnica e financeira dos projetos de construção e aquisição de equipamentos e mobiliários, incluindo parque infantil, de Centros de Educação Infantil – CEI.

Aquisição de Bens e Serviços

Tem por objetivo analisar, instruir e acompanhar os processos da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios – COPEM, referente a processos licitatórios de aquisições e serviços de apoio logístico.

Planejamento orçamentário da COPEM de Bens e Serviços

– Elaboração /acompanhamento  mensal da execução financeira aprovada no Plano Operativo 2011.

– Articulação, adequação e consolidação do oramento da COPEM a integrar a proposta orçamentária da SEDUC para a Lei orçamentária Anual – LOA

2. Programa Caminho da Escola

Lei Estadual n°14.507, de 18.11.2009 – Autoriza o Poder executivo a doar aos Municípios ônibus do Programa Caminho da Escola para afins de transporte escolar e dá outras providências

Decreto n°6.768, de 10.02.2009 – Diário oficial da União – Disciplina o Programa Caminho da Escola

Resolução n°07, de 23.04.2010 (FNDE)

3. Projeto de infra- estrutura e melhoria dos padrões básicos das escola municipais

→Termo de Ajuste

– Decretos Estaduais n°28.841_2007 e n°29.317_2008, Instrução Normativa Conjunta SECON_SEFAZ_SEPLAG n°03, de 16.06.2008 e demais legislação aplicável.

→Convênios

Lei 8.666_93, modificada pela Lei n°9.648_98  e a Instrução Normativa conjunta SECON_SEFAZ_SEPLAN n°01 de 27_01_2005.