Célula de Programas e Projetos Estaduais

Objetivos Estratégicos

 

Promover políticas, programas e projetos em cooperação com a rede municipal de educação com o objetivo de:

 

– fortalecer os sistemas municipais de ensino para a implementação de modelo de gestão focado nos resultados de aprendizagem;

 

– apoiar o desenvolvimento de políticas e estratégias municipais que efetivem o direito da criança ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social;

 

– oferecer apoio aos municípios para que alfabetizem 100% de seus alunos até o final do 2º ano do Ensino Fundamental;

 

– estimular e apoiar ações pedagógicas nos municípios que visem a correção da baixa aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental;

 

– estimular os municípios a elevarem o atendimento das crianças na Educação Infantil em instituições com instalações físicas adequadas e propostas pedagógicas de qualidade.

 

Programas e Projetos Educacionais

 

1 – Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC

 

É programa de cooperação entre Governo do Estado e municípios cearenses com a finalidade apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o final do segundo ano do ensino fundamental.

 

O programa possui os seguintes parceiros: UNICEF, APRECE, UNDIME-CE, APDMCE, SECULT e Fórum de Educação Infantil do Ceará.

 

Para dar conta deste objetivo, o PAIC propõe uma intervenção sistêmica que é executada através de cinco eixos:

 

– Eixo Fundamental I

– Eixo Gestão Municipal

– Eixo Educação Infantil

– Eixo Literatura e Formação do Leitor

– Eixo Avaliação Externa

 

Para mais informações acesse: Site do Programa

 

2 – Prêmio Escola Nota 10

Veja Mais Informações: SITE

 

3 – Luz do Saber

Veja Mais Informações: SITE

 

 4 – Projeto Professor Diretor de Turma

O Projeto Professor Diretor de Turma teve sua origem, aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE – Seção do Ceará, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto piloto em três escolas.