Atribuições:

 

Difundir, estimular e promover, intersetorialmente, ações socioeducacionais relativas à criança, em todos os seus aspectos correlatos pertinentes e sob a responsabilidade da Seduc, que visem reduzir a situação de risco e vulnerabilidade de crianças.

 

Planejar, coordenar, implementar e acompanhar os programas que envolvam promoção social e Educação Infantil.

 

Promover e fortalecer ações que integrem os setores governamentais e não governamentais com a rede de proteção de crianças, por meio da Seduc, resultando na implementação de ações e programas voltados para a família e para as crianças.

 

Apoiar técnica e pedagogicamente os municípios na construção e na implementação de políticas municipais e de ações educativas voltadas para o desenvolvimento integral na Primeira Infância, articulada ao Programa Mais PAIC e ao Programa Mais Infância Ceará, a fim de diminuir as desigualdades de aprendizagens e sociais.

 

Construir materiais de apoio pedagógico, a fim de subsidiar profissionais que lidam com a Primeira Infância.

 

Realizar formações para supervisores e agentes de desenvolvimento infantil (ADI), que envolvam ações educativas que integrem a família e a rede de proteção de crianças de 0 a 03 anos e 11 meses.

 

Realizar formações para professores e gestores, para avançar no aprofundamento e na ressignificação das práticas de educação e de cuidados que garantam que bebês e crianças vivenciem experiências diversificadas e qualitativas, com amplas aprendizagens na Educação Infantil para desenvolverem suas múltiplas linguagens.

 

Promover estratégias baseadas no contexto dos campos de experiências, para a inclusão de crianças com as mais diversas necessidades educacionais.

 

Contribuir para o fortalecimento da cultura literária na primeira infância dos diferentes espaços de aprendizagem, subsidiando a práxis pedagógica das professoras e dos professores, bem como promovendo o encantamento literário com a participação das famílias.


Programas e Projetos da Coordenadoria:

Padin

Parâmetros Educação Infantil

Sapi

Padin

Parâmetros Educação Infantil

Sapi

Mais Formação

Jornada de Tempo Integral