Educação de Jovens e Adultos – EJA

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que garante a um público diferenciado – jovens e adultos (a partir de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio) – o direito à escolarização básica em igualdade de condições, por meio da formação humana, social, científica e se orienta pela concepção de educação ao longo da vida.

 

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará garante o acesso à educação básica na modalidade EJA presencial e semipresencial. O primeiro formato acontece em escolas da rede estadual, distribuídas na maioria dos municípios cearenses e para públicos específicos como os jovens e adultos privados de liberdade em estabelecimentos penais, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS), e adolescentes e jovens nos Centros de Medidas Socioeducativas, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Em 2015, nas escolas da rede estadual de ensino, segundo os dados do Censo Escolar 2015, essa modalidade presencial atendeu a um total de 16.991 educandos.

 

Já no formato semipresencial, a oferta ocorre em 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizados em: Fortaleza (09) e no interior (23), em Pacajus, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Granja, Tianguá, Ipu, Sobral, Canindé, Baturité, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Quixadá, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato Juazeiro, Barbalha, Brejo Santo e Milagres. Segundo o Censo Escolar, em 2015, os CEJA apresentaram uma matrícula de 37.940 educandos no formato presencial.

 

Ações e Programas

Dados

Legislação

Saiba Mais

CEJA – Centro de Educação para Jovens e Adultos 

EJA + Qualificação