Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA

16 de agosto de 2017 - 13:11

O que é o CEJA?

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) é um estabelecimento de ensino que integra uma das quatro categorias de Escolas que compõem a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado e tem como finalidade a oferta de escolarização, em nível de ensino fundamental – anos finais e de ensino médio para os jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade própria que desejam retornar a escola para dar continuidade a seus estudos.

 

Quem pode estudar nos CEJA?

Para cursar o ensino fundamental – Anos Finais (6ª ao 9º ano)
: pessoas com pelo menos 15 anos de idade, já alfabetizados, e com proficiência em língua portuguesa e matemática correspondente ao ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano).

Para cursar o ensino médio: pessoas com no mínimo 18 anos, que já concluíram todo o ensino fundamental.
Caso o aluno não possua comprovação da escolaridade anterior, o Ceja realizará uma avaliação diagnóstica a fim de verificar a proficiência do aluno e efetuar sua matrícula no nível adequado.

 

Qual o tempo de duração dos Curso ofertados no Ceja?

O tempo para conclusão do ensino fundamental e médio é regulamentado pelas Resoluções: nº 03/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e nº 438 do Conselho Estadual de Educação (CEE) que estabelecem tempo mínimo de:
a) 2 anos para concluir o ensino fundamental
b) 1 ano e meio para o ensino médio
Este tempo poderá ser reduzido caso o aluno já possua declaração de proficiência conseguida por meio de Exames (ENEM OU ENCCEJA) ou ou tenha realizado aproveitamento de estudos em escolas reconhecidas e autorizadas pelo CEE.

 

Como funciona o CEJA?

O funcionamento dos CEJA se diferencia das outras escolas da rede em relação ao formato de ensino, tempo de funcionamento e estratégias pedagógicas utilizadas com o intuito de melhor se aproximar das necessidades do público jovem e adulto que busca esta modalidade de ensino. Suas principais características são:

a) O atendimento ao aluno em CEJA poderá ser realizado de janeiro a dezembro e, de 2ª a 6ª feira, nos três turnos;
b) A matrícula do novo aluno poderá ser efetuada em qualquer período do ano;
c) O formato de ensino é semipresencial, possibilitando horários flexíveis para os alunos frequentarem o CEJA em conformidade com sua disponibilidade de tempo e interesse.
d) A avaliação do desempenho acadêmico do aluno é no processo, realizada pelo professor de cada disciplina com o apoio do serviço de assessoramento pedagógico (SASP).

Quais serviços são disponibilizados no CEJA?

Além da oferta de escolarização nos níveis fundamental – Anos Finais e médio, os seja oferecem os serviços de:
Progressão Parcial de Estudos;
Atualização de estudos;
Certificação das pessoas aprovadas no Exame Nacional de Competência de Jovens e Adultos (Encceja)

Onde encontrar os Cejas?

São 32 Cejas, sendo 9 em Fortaleza e 23 no Interior, nas cidades:

Itapipoca
Acaraú
Camocim
Granja
Tianguá
Ipu
Sobral
Canindé
Baturité
Pacajus
Limoeiro do norte
Jaguaribe
Quixadá
Crateús
Senador Pompeu
Tauá
Iguatu
Icó

Clique aqui para acessar a lista de endereço dos Cejas.