EJA+ Qualificação Profissional

 

A EJA + Qualificação Profissional propõe uma reorganização da oferta da modalidade EJA com alternativas metodológicas que adéquem tempos pedagógicos e espaços de aprendizagem aos interesses, necessidades e saberes dos sujeitos da EJA, construindo perspectivas de qualificação profissional.
Em 2016, foi iniciado o projeto-piloto do Curso ofertando em quatro Coordenadorias Regionais do Desenvolvimento da Educação (Crede): Maracanaú, Horizonte, Iguatu e Juazeiro do Norte, contemplando 25 escolas, de 15 municípios da abrangência dessas regionais.
Os resultados satisfatórios da aprendizagem dos alunos do primeiro ano da implantação dessa oferta, a redução dos índices de abandono escolar, bem como estimular o retorno dos jovens e adultos para a escola pública, subsidiaram a decisão da expansão para as demais Crede e Sefor a partir de 2017, com a oferta de 5.000 novas vagas deste curso.

 

OBJETIVO

Contribuir para a implementação da política da educação de jovens de adultos articulada com a qualificação profissional, comprometida com a inclusão e garantia do direito à “aprendizagem ao longo da vida”.

 

PÚBLICO BENEFICIADO

Jovens na faixa etária de 18 a 29 anos e adultos, que concluíram o ensino fundamental e estão fora da escola ou iniciaram o ensino médio e abandonaram os estudos, assim como o público egresso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

 

ESTRUTURA

Trata-se de curso presencial de ensino médio, na modalidade EJA, com duração de 02 (dois) anos, e carga horária total de 1.600 horas, sendo:

 

•1.200 destinadas à Base Nacional Comum Curricular, organizada por áreas de conhecimento;

 

•400h destinadas à Qualificação Profissional, fundamentada na metodologia do Projeto e-Jovem, possui dois componentes, o primeiro: Preparação para o Trabalho e Práticas Sociais  (PTPS); o segundo, à escolha do aluno: Informática ou Técnicas Administrativas e Vendas (TAV)

 

ABRANGÊNCIA

Projeto Inicial 2016/2017 – 1.500 vagas distribuídas em três Credes ( 1 – Maracanaú, 9 – Horizonte e 16 – Iguatu e 19 – Juazeiro do Norte), considerando demanda inicial identificada pelas próprias Credes.

Expansão 2017/2018 – 5.000 novas vagas distribuídas em todas as Crede/Sefor, considerando, prioritariamente, os municípios com população superior a 50.000 habitantes; e observando as demandas identificadas pelas Crede/Sefor em levantamento prévio.

 

Clique aqui, para ver Mapa da Abrangência da Oferta

 

DADOS DA OFERTA