Escola Aprendente

 

APRENSENTAÇÃO

 

É com imensa satisfação que a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) disponibiliza aos professores do Ensino Médio um arsenal didático-metodológico voltado à orientação do processo ensino-aprendizagem. A produção deste material deve-se ao reconhecimento das dificuldades enfrentadas na sala de aula, decorrente dentre outros fatores da crescente expansão do Ensino Médio.

O esforço de elaboração do material da ESCOLA APRENDENTE resulta de um trabalho coletivo de professores das escolas estaduais de Ensino Médio, técnicos da SEDUC e professores universitários (envolvidos na formação de professores), cujos esforços convergiram no sentido de propor orientações curriculares que, sobretudo, privilegiem os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, assegurando a autonomia do professor e da escola, como preconiza a lei maior da educação brasileira, a LDB.

A Coleção Escola Aprendente compõe-se de quatro volumes. O primeiro apresenta as Matrizes Curriculares para o Ensino Médio, organizadas a partir das três grandes áreas curriculares: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte e Educação Física); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

O segundo volume intitulado Coleção Escola Aprendente: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física), oferece orientações para o ensino das disciplinas embasadas nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), propõe exercícios e avaliações, sugestões de leituras, sítios na internet para pesquisa, programas de rádio e filmes relacionados aos conteúdos das matérias.

O terceiro volume, Coleção Escola Aprendente: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia), apresenta orientações para o ensino das disciplinas fundamentadas nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), indica exercícios e avaliações, sugestões de leituras, sítios na internet para pesquisa, programas de rádio e filmes relacionados aos conteúdos das disciplinas.

O último volume, Coleção Escola Aprendente: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), traz orientações para o ensino das disciplinas embasadas nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), propõe exercícios e avaliações, sugestões de leituras, sítios na internet para pesquisa, programas de rádio e filmes relacionados aos conteúdos ensinados.

Em última instância, espera-se que todos os atores sociais envolvidos com a educação pública escolar explore, da melhor forma possível, as possibilidades de uso deste material a fim de que se possa melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito do Ensino Médio do Estado do Ceará.

 

Primeiro Volume – Matrizes Curriculares (Capa)

 

Segundo Volume – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Capa)

 

Terceiro Volume – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Capa)

 

Quarto Volume – Ciências Humanas e suas Tecnologias (Capa) Quarto Volume – Ciências Humanas e suas Tecnologias (Capa)