Formação Docente, cenário e desafios

A Seduc-CE reúne um conjunto de iniciativas de formação permanente para os professores da rede pública estadual de ensino em suas diferentes modalidades ofertadas: educação profissional, educação em tempo integral, educação regular, educação indígena, educação quilombola, educação do campo, educação de jovens e adultos.

 

Nesse sentido, a formação continuada e em serviço para os profissionais dessas diferentes modalidades de ensino, já se materializa em diversas direções − na escola, por meio do diálogo entre os pares mediado pelo coordenador escolar (CE) e professores coordenadores de área (PCA), nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), nas Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

 

Compreendendo que os processos educativos mobilizados na prática no contexto das escolas são resultados da formação cultural dos atores envolvidos, cabe considerar a heterogeneidade cultural dos professores e alunos. Portanto, as práticas educativas institucionalizadas terminam por determinar a formação docente e consequentemente a dos alunos em meio a um cenário social permeado por desigualdades econômicas, culturais e políticas. São esses aspectos que tornam visível o descompasso entre o currículo escolar e a perspectiva de formação docente em andamento nas instituições de ensino superior (GATTI, 2009).

 

É pensando na superação desse descompasso entre o currículo e a práxis docente, que a Seduc-CE por meio da CODED/CED, se propõe integrar as ações de formação docente da rede pública estadual de ensino.