Histórico

 

O Centro de Documentação originou-se por meio do convênio da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (Seduc) com o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM) do Ministério da Educação (MEC).

 

Regulamentado pelo Decreto Nº 11.788, de 26 de março de 1976, o Centro funcionava, inicialmente, como órgão de assessoramento direto ao Secretário de Educação, sendo denominado de Centro de Informações (CDIN). Dentro dessa estrutura, foi criada a Biblioteca.

 

Em 1994, com uma nova reestruturação da Seduc, esse espaço seria denominado de Centro de Documentação e Informação, a fim de adequar-se às demandas e necessidades da Secretaria, visando a ser um sistema efetivo de coletar, organizar e disseminar informações, além de elaborar diagnósticos educacionais.

 

Em 1996, o Centro de Documentação e Informação (CDIN) passa a ser denominado Diretoria de Documentação e Informação (DDI). A partir disso, é lançando o Projeto de Informatização do Acervo pelo então Sistema de Automação Universitária do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (SAU/Cetrede/UFC), resultando em uma renovação do acervo bibliográfico e documental da DDI.

 

Em 1997, houve uma nova alteração, voltando a sua nomenclatura de Centro de Documentação.

 

Em 1998, o setor é alterado para Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE), termo utilizado até os dias atuais.

 

Atualmente, o Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE), vinculado à Gestão Pedagógica da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) da Seduc, tem como finalidade coordenar as atividades de informação documentária, servindo de apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, fornecendo informações aos usuários por meio da coleta, armazenamento, recuperação e disseminação dos documentos, tombados e organizados, de diversos órgãos públicos e privados disponíveis aos seus usuários.

 

MISSÃO
Fomentar a produção e a disponibilização de acervo bibliográfico e documental para a disseminação de informações técnico-científicas aos profissionais de Instituições de Educação Básica e Superior, em especial, da Secretaria da Educação do Ceará, bem como à sociedade em geral.

 

VALOR
Primar pela veracidade da informação fundada nos princípios da ética, justiça, transparência e efetividade.

 

VISÃO
Prestar serviços com comprometimento e eficácia aos servidores (professores, técnicos, estudantes e aos demais profissionais da Educação).