Chamada Pública para Projetos de Extensão na área de formação de professores

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), considerando a importância de incentivar o  protagonismo docente na formação e treinamento de seus pares, realiza Chamada Pública para seleção de Projetos de Extensão Tecnológica que visem a promoção de  formação em serviço de professores da rede estadual, tendo em vista a concessão de  bolsa do Programa Aprender pra Valer, na linha de ação do Professor Aprendiz, para o  período de 3 meses, de setembro a novembro de 2012.

O Professor Aprendiz é um projeto integrante do Programa Aprender pra Valer. Consiste  em incentivar professores da rede a colaborarem na produção de material didático/pedagógico,  na formação e treinamento de outros professores e na publicação de suas  experiências e reflexões.

A bolsa de extensão tecnológica, objeto desta chamada pública, é destinada a  professores da rede estadual do Ceará, em efetiva regência de classe, com formação  mínima de graduação, que apresentarem Projeto de Extensão Tecnológica voltado à  formação de seus pares, a ser desenvolvido no âmbito de cada Coordenadoria Regional  de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas  Estaduais de Fortaleza (Sefor), conforme vagas previstas neste documento.

O projeto de extensão tem como principais objetivos:
a) Reconhecer as práticas bem sucedidas dos professores por meio do estímulo a troca  de saberes e procedimentos didáticos;
b) Socializar os conhecimentos da área curricular e a experiência da prática docente com  seus pares, através de momentos de formação em serviço, buscando construir o  sentimento de segurança na condução do trabalho docente na interação com os  estudantes;
c) Oportunizar aos professores o aprofundamento de discussões pedagógicas, conceitos  e estratégias de ensino com vistas à melhoria da prática docente em sala de aula;
d) Constituir entre os educadores um processo de formação em rede, em que seja  possibilitado o constante aperfeiçoamento pedagógico;
e) Sistematizar o processo de formação com seus pares através de um diário de bordo

Confira: Chamada Pública

03.09.2012