Jovem de Futuro
O Projeto Jovem de Futuro, concebido e testado pelo Instituto Unibanco (IU) em 2008, foi inserido no Ceará no ano de 2011. Atualmente, a estratégia encontra-se em sua 3ª Geração, que busca aprofundar e ampliar o escopo das ações voltadas para o aprimoramento da gestão, tendo como diretrizes uma gestão estruturada e participativa, com alta qualidade técnica e orientada para a melhoria do resultado de aprendizagem dos estudantes, no Ceará. O Jovem de Futuro, 3ª Geração, teve início em 2017.
O objetivo da estratégia é auxiliar as equipes gestoras a ampliarem o olhar, o cuidado e as intervenções no campo da gestão estratégica e da gestão de processos da rotina da escola, a fim de produzir impactos efetivos na qualidade da oferta educativa. Para tanto, inspira-se no método PDCA (plan, do, check, act, em português: planejar, executar, checar e atuar/ajustar). O PDCA é, atualmente, aplicado na melhoria contínua de processos de gestão e adaptado à realidade educacional da escola pública brasileira. Vale ressaltar que o Circuito de Gestão é composto pelas etapas de Planejamento, Execução, Monitoramento e avaliação de Resultados e Correção de Rotas.
A parceria Seduc e Instituto Unibanco foi celebrada em 30 de maio de 2012, por meio do Convênio nº 001/2012, publicado no D.O.E de nº 32071 em 06 de janeiro de 2012, tendo por objeto a implantação e o desenvolvimento pela Seduc, com auxílio do Instituto.
A parceria visa à consecução de finalidades de interesse público e recíproco, e não envolve repasse de recursos financeiros entre as Partes, com fundamento no artigo 2º, VIII-A da Lei 13.019/2014. A assessoria técnica do instituto Unibanco consiste em:
– definição de metas por unidade escolar;
– sistemática de acompanhamento de rotina;
– sistemática de monitoramento e avaliação;
– reuniões de boas práticas;
– comitês de governança;
– comitês operacionais;
– preparação de reuniões de boas práticas, de trabalho, de gestão integrada.
A atual fase do Jovem de Futuro está estruturada a partir da oferta sistemática de apoio técnico para que as escolas desenvolvam Planos de Ação mais eficientes e com foco em resultados de aprendizagem. No caso do Ceará, a Secretaria de Educação definiu metas para a Seduc, Crede/Sefor e escolas, tendo como referência os resultados do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará) e os resultados de fluxo e rendimento, com o objetivo de monitorar e auxiliar as escolas em sua trajetória para o alcance de melhores resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
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