Protagonismo Estudantil

 

Secretaria Executiva de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil

 

Coordenadoria de Protagonismo Estudantil

 

A Coordenadoria de Protagonismo Estudantil é uma estrutura de gestão e operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.

 

O fluxo das ações e atribuições da Coordenadoria está distribuído através das seguintes células:

 

Célula de Projetos Educacionais, Articulação e Mobilização Estudantil (Cepea)

GRÊMIO ESTUDANTIL
GCAPE
CÍRCULO DE LEITURA
JOVENS EMBAIXADORES
JOVEM SENADOR
PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO
ELEITOR DO FUTURO

 

Célula de Projetos Culturais, Esportivos e de Olimpíadas Estudantis (Cecoe)

ALUNO MONITOR DA BUSCA ATIVA ESCOLAR – NEM 1 ALUNO FORA DA ESCOLA
FESTIVAL ALUNOS QUE INSPIRAM
MOSTRA CULTURAL
OLIMPÍADAS ESTUDANTIS
JOGOS ESCOLARES
CNH ESTUDANTIL

 

Acesse o resumo das ações do Protagonismo Estudantil

 

 

Enem Chego Junto, Chego Bem

 


Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Secretaria da Educação do Ceará oferta essa iniciativa que promove diversas atividades. Ao longo do ano, a ação é realizada em sete etapas.

 

1 – DOCUMENTAÇÃO
2 – ISENÇÃO DA TAXA
3 – INSCRIÇÃO
4 – MOTIVAÇÃO
5 – PREPARAÇÃO
6 – #ENEMVOU2DIAS
7 – INGRESSO NAS IES

 

AÇÕES

 

Enem Mix – Aulões Motivacional e Redação
Enem Mix Edição Regional
Simulado Enem Mix
Enem Não Tira Férias
Cadernos de Coletâneas de Provas do Enem
Fascículos de Redação (FRD)
Cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Avaced
Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!
#Enemvou2dias
#Enemnarede
Quiz Enem
Sabadão Enem Mix
Ampliando Horizontes
Palpite Premiado
#Partiu Ensino Superior

 

Projeto aluno monitor da Busca Ativa Escolar – Nem 1 aluno fora da escola

 

É uma iniciativa da Seduc, que oportuniza aos estabelecimentos escolares participantes selecionar estudantes monitores, com o objetivo de fortalecer estratégias de Busca Ativa Escolar, contribuindo assim com a manutenção e/ou o aumento das taxas de permanência estudantil, bem como fomentar ações de protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino.

 

 

 

Grêmio Estudantil


O Grêmio Estudantil é um organismo colegiado de representação dos estudantes na escola, um espaço para a construção da democracia e da organização estudantil, promovendo a realização de atividades culturais, esportivas, sociais e cidadãs. Não tem caráter político-partidário, religioso e de fins lucrativos.

 

 

 

Grupos Cooperativos de Apoio à Escola (GCAPE)

 

São grupos formados por lideranças estudantis que atuam como parceiros estratégicos na elaboração, desenvolvimento e execução de projetos e ações nas suas escolas, utilizando-se da metodologia da aprendizagem cooperativa para estimular o potencial protagonista, a empatia e a cooperação entre as/os estudantes.

 

 

Círculos de Leitura

 

Programa realizado em parceria com o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial – IFBE, que visa apoiar a formação de leitores reflexivos e o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, por meio da leitura e discussão grupal de obras clássicas e contemporâneas da literatura universal, ampliando assim o acesso ao conhecimento.

 

 

 

#CHEGUEIENSINOMEDIO

 

A atividade faz parte de um conjunto de ações da Seduc para dar boas-vindas e garantir que o estudante que terminou o 9º ano nas escolas municipais inicie o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino sendo bem acolhido.

 

 

 

AoGosto do Aluno

 

São as atividades que acontecem na capital e no interior do Estado para mais de 400 mil estudantes. O mês de agosto é um período especial para a educação, pois no dia 11 deste mês comemora-se o Dia do Estudante. A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realiza o Projeto intitulado AoGOSTO do Aluno, com uma série de atividades envolvendo esporte, cultura e lazer para celebrar esta data tão significativa.

 

 

Circuito de arte, cultura e lazer

 

Ação desenvolvida durante o AoGOSTO do Aluno com visitas a parque aquático e espaços culturais, como museus, teatro, centro cultural, cinema e exposições.

 

 

 

 

Corrida das escolas públicas estaduais do Ceará

 

Ação que visa oportunizar a participação dos estudantes matriculados na rede através da promoção de uma grande atividade esportiva e do envolvimento das unidades escolares.

 

 

 

Festival Alunos que Inspiram

 

O Festival tem como objetivo estimular e incentivar o desenvolvimento artístico e cultural, revelando os múltiplos talentos dos estudantes das escolas públicas. Uma ação que faz parte da programação do AoGOSTO do Aluno.

 

 

 

 

Mostra Cultural

 

É uma ação criada pela Seduc com o objetivo de promover, identificar, estimular e dar visibilidade à produção artística e cultural dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino, por meio de apresentações virtuais transmitidas através de lives no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded)/CED, no Youtube.

 

 

 

 

Programa Jovens Embaixadores

 

Intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos da América (EUA), que seleciona estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. A experiência permite que os horizontes destes jovens se ampliem e que, ao mesmo tempo, aperfeiçoem seu perfil protagonista.

 

 

 

Programa Jovem Senador

 

 

Realizado em parceria com o Senado Federal e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é uma iniciativa que oportuniza aos estudantes do Ensino Médio da rede pública, através de uma vivência legislativa de uma semana em Brasília, a reflexão quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania.

 

 

 

 

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

 

Programa de educação para a democracia, realizado pela Câmara dos Deputados em parceria com a Seduc, que oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de simular, em uma jornada parlamentar em Brasília, o papel de um deputado federal, além de ser trabalhado como ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussões sobre política, cidadania e participação popular.

 

 

 

Programa Eleitor do Futuro

 

Programa realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral – EJE, promove ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, tendo como foco o estímulo ao exercício da cidadania e ao esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente.

 

 

 

Olimpíadas Estudantis

 

Realizadas em todo o Brasil nas mais diversas áreas. A Seduc acompanha esse processo juntamente com as escolas, com o objetivo de incentivar a participação dos estudantes e professores, contribuindo para o desenvolvimento intelectual.

 

 

 

Jogos Escolares do Ceará – JEC

 

É uma parceria da Seduc com a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv), que busca promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os estudantes das diversas escolas do estado, por meio do esporte, além de revelar novos talentos, proporcionando uma mensagem de cultura e paz.

 

 

 

 

CNH Popular Estudantil

 

 

Programa popular de formação, educação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores.

 

 

 

Portal Aluno Online

 

É uma plataforma virtual que oferece diversos recursos de estímulo ao desenvolvimento da aprendizagem e à interação entre os estudantes da rede pública estadual de ensino, num ambiente virtual educativo. Disponível também em aplicativo, o portal é acessível ao público, aos estudantes e aos pais/responsáveis.

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes)

 

Contato:

 

Coordenação: (85) 3218-2906

 

Células: (85) 3101-2693 / 3101-3928 / 3101-4375

protagonismoestudantil@seduc.ce.gov.br