Protagonismo Estudantil

A Coordenação de Protagonismo Estudantil está diretamente vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA. Faz parte da estrutura de gestão a operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. A metodologia de trabalho consiste na criação de uma cultura de engajamento dos estudantes cearenses através da introdução de valores como cooperação, empatia e protagonismo no dia a dia das escolas.

 

Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.

 

 

Acesse o resumo das ações do Protagonismo Estudantil

 

 

Enem Chego Junto, Chego Bem


O Projeto Enem, Chego Junto Chego Bem tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará, oferta essa iniciativa que promove diversas atividades. Ao longo do ano, a ação é planejada em seis etapas.

 

 

AoGosto do Aluno

 

O mês de agosto é um período especial para a educação, pois no dia 11 deste mês comemora-se o Dia do Estudante. A Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC realiza o Projeto intitulado AoGOSTO do Aluno, com uma série de atividades envolvendo esporte, cultura e lazer para celebrar esta data tão significativa.

 

 

Grêmio Estudantil

 


O Grêmio Estudantil é uma entidade autônoma, criada e dirigida pelos alunos de uma mesma escola, e exerce relevante papel na implementação da gestão democrática no espaço escolar, competindo-lhe levar à frente as lutas dos estudantes pela melhoria da qualidade de ensino e zelar pela tomada de decisão coletiva. Não tem caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos.

 

 

Mediação Escolar

 


A Mediação Escolar foi criada em novembro de 2016, a partir da Recomendação do Ministério Público do Ceará, e consiste no desenvolvimento da gestão positiva dos conflitos, promovendo melhoria nas relações no espaço escolar, com o intuito de implantar práticas nas unidades de ensino e instituições parceiras, visando à prevenção da violência e instituição de uma cultura de paz.

 

#AprenderViajando

 

O projeto escolar #AprenderViajando tem o propósito de proporcionar aos estudantes e professores orientadores oportunidades de vivenciarem aulas de campo, por meio de viagens educativas, a diversificação do repertório pedagógico, aprendizagens significativas e experiências na perspectiva de uma educação integral.

 

 

 

Programa Avance – Bolsa Universitário

 

 

O PROGRAMA AVANCE – BOLSA UNIVERSITÁRIO apoia os alunos que concluíram o ensino médio na rede pública estadual de ensino e que ingressarem em instituições de ensino superior.

 

 

CNH Popular Estudantil

 

Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Voltado para alunos egressos concluintes em 2017 da 3ª série do ensino médio, do 2º ano da EJA Médio presencial e dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

 

 

Portal Aluno Online

 

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) disponibiliza aos mais de 400 mil estudantes da rede estadual o Portal Aluno Online – www.aluno.seduc.ce.gov.br – uma plataforma virtual que oferece diversos recursos que estimulam o desenvolvimento escolar e a interação entre os estudantes da rede estadual de ensino. A plataforma possui três perfis: social, acadêmico e profissional. Os alunos poderão interagir por meio de desafios, notícias, dicas de estudo, grupos de trabalho; além de acessar informações acadêmicas, como horários de aulas, boletim, material de apoio e o calendário letivo.

 

 

Portal Aprendiz na Escola

 

Programa Estadual Aprendiz na Escola da Secretaria da Educação do Ceará surge como um projeto pioneiro no Brasil, atua tornando possível a execução da lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005, conhecida como “Lei do Aprendiz” que visa criar oportunidades para estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais vivenciarem uma formação teórica e prática no mercado de trabalho, estabelecendo cotas para contratação de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência em empresas públicas e privadas (que recebem incentivos fiscais), de médio e de grande porte. Essas contratações são, em sua maioria, o primeiro emprego desses jovens que, além de trabalhar, receberão uma formação teórica para melhor desempenharem suas funções.

 

 

Programa Estágio Não Obrigatório

 

Estágio Não Obrigatório é ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Lei 11.788/2008).

 

 

Programa Jovens Embaixadores

 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.

 

 

Programa Jobem Senador

 

 

 

É um Projeto anual que proporciona aos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais, com faixa etária até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

 

 

 

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

 

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, na qual os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

 

 

 

 

Coordenação de Protagonismo Estudantil

Contato: 3101.2693 / 3101.3928 / 3101.4375