Protagonismo Estudantil

 

Secretaria Executiva de Ensino Médio e Educação Profissional

Coordenadoria de Protagonismo Estudantil

 

A Coordenadoria de Protagonismo Estudantil é uma estrutura de gestão e operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.

 

A estratégia da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil consiste na criação de uma cultura de engajamento e tomada de atitudes dos estudantes cearenses através da introdução de valores como a cooperação, empatia, respeito às diferenças e protagonismo no dia a dia das escolas. O Fluxo das ações e atribuições da Coordenadoria estão distribuídos através das seguintes

 

Células:

 

A Célula de Projetos Educacionais, Articulação e Mobilização Estudantil: tem como proposta facilitar ações voltadas para os estudantes das escolas através da vivência (prática) de atividades coletivas e individuais que despertem o entendimento para as questões sociais e de cidadania, estimulando a aprendizagem e complementando a formação escolar.

 

A Célula de Projetos Culturais, Jogos Escolares e Olimpíadas Estudantis: tem como objetivo criar no aluno a motivação para a tomada de iniciativa, descoberta de habilidades e talentos e construção de suas identidades juvenis a partir da experiência em atividades educativas que promovam interação e entretenimento, dentro e fora do ambiente escolar.

 

Gilgleane Silva – Coordenadora

Wesley Melo – Articulador

 

 

Acesse o resumo das ações do Protagonismo Estudantil

 

 

Enem Chego Junto, Chego Bem

 


Enem, Chego Junto Chego Bem tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores e gestores, a Secretaria da Educação do Ceará oferta essa iniciativa que promove diversas atividades. Ao longo do ano, a ação é planejada em sete etapas.

 

 

 

AoGosto do Aluno

 

São as atividades que acontecem na capital e no interior do Estado para mais de 400 mil estudantes. O mês de agosto é um período especial para a educação, pois no dia 11 deste mês comemora-se o Dia do Estudante. A Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC realiza o Projeto intitulado AoGOSTO do Aluno, com uma série de atividades envolvendo esporte, cultura e lazer para celebrar esta data tão significativa.

 

 

 

Grêmio Estudantil

 


O Grêmio Estudantil é uma entidade autônoma, criada e dirigida pelos alunos de uma mesma escola e exerce relevante papel na implementação da gestão democrática no espaço escolar, competindo-lhe levar à frente as lutas dos estudantes pela melhoria da qualidade de ensino e zela pela tomada de decisão coletiva. Não tem caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos.

 

 

 

Círculos de Leitura

 

O Projeto Círculos de Leitura é resultante de convênio firmado entre o Instituto Fernand Braudel de Economia e a Secretaria da Educação do Ceará e visa apoiar a formação de leitores reflexivos e ampliar o seu acesso ao conhecimento por meio da leitura grupal de obras que ressaltam valores e modelos de conduta ética. Estimulando, com isso, a formação de uma visão solidária, responsável e transformadora.

 

 

 

Aprendizagem Cooperativa

 

Aprendizagem cooperativa é um processo no qual os membros do grupo ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo acordado. A sala de aula é um excelente lugar para desenvolver as habilidades de criação de um grupo do qual se terá necessidade no futuro. Destaca-se por formar entre os próprios estudantes lideranças multiplicadoras, que passam a atuar como uma espécie de tutores dos demais grupos de alunos, sob a supervisão de um professor.

 

 

 

#AprenderViajando

 

O projeto escolar #AprenderViajando tem o propósito de proporcionar aos estudantes e professores orientadores oportunidades de vivenciarem aulas de campo, por meio de viagens educativas, a diversificação do repertório pedagógico, aprendizagens significativas e experiências na perspectiva de uma educação integral.

 

 

 

 

CNH Popular Estudantil

 

Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Voltado para alunos egressos concluintes em 2017 da 3ª série do ensino médio, do 2º ano da EJA Médio presencial e dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

 

 

 

Portal Aluno Online

 

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) disponibiliza aos mais de 400 mil estudantes da rede estadual o Portal Aluno Online – www.aluno.seduc.ce.gov.br – uma plataforma virtual e o Aplicativo Aluno Online na Play Store, que oferece diversos recursos que estimulam o desenvolvimento escolar e a interação entre os estudantes da rede estadual de ensino. A plataforma possui 03 perfis: social, acadêmico e profissional. Os alunos poderão interagir por meio de desafios, notícias, dicas de estudo, grupos de trabalho, além de acessar informações acadêmicas como horários de aulas, boletim, material de apoio e o calendário letivo.

 

 

 

Programa Jovens Embaixadores

 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.

 

 

 

Programa Jovem Senador

 

 

O Jovem Senador é um Projeto anual que proporciona aos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais, com faixa etária até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A Redação é parte do Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, que engloba ainda o Projeto Jovem Senador.

 

 

 

 

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

 

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, na qual os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

 

 

 

Jogos Escolares do Ceará 2019 – JEC

 

Os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência. A competição é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado – Sejuv em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

 

 

 

Mostra Itinerante de Cinema do Ceará

 

A Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é um projeto da Secretaria da Cultura-SECULT em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará-SEDUC, que contempla exibições gratuitas de filmes nacionais e oficinas de programação e audiovisual que circularão em 30 municípios do Ceará. Cada cidade receberá dois dias de programação gratuita com exibição de um longa-metragem e dois curtas de origem nordestina, e ainda uma oficina a ser escolhida entre: Stop-motion e Animação, Cineclubismo e Edição de Vídeo com 24 horas/aula.

 

 

Projeto “Anônimos Formando Multiplicadores do Saber”

 

É uma montagem teatral que assume o papel de colaborador sócio-cultural-educativo na empreitada de promover o teatro cearense e a conscientização social às diversas plateias quanto aos cuidados e respeito ao idoso. O Grupo Teatro Novo apresenta para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, em Fortaleza, no Theatro José de Alencar o espetáculo “Anônimos” do ator e diretor Sidney Malveira, e dando continuidade ao projeto, realizará a segunda etapa promovendo ações gratuitas “Juventude em FormAção Teatral”. O Espetáculo será apresentado até o mês de maio contemplando em média 1.400 estudantes, através da parceria da Secretaria da Educação-SEDUC-CE, que fará a mobilização e translado dos estudantes.

 

 

 

 

Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes)

Contato:

Coordenação: (85) 3218.2906
Célula: (85)3101.2693 / 3101.3928 / 3101.4375