Como a escola pode implantar o NTPPS?

 

Primeiro, sugere-se que a direção e a coordenação pedagógica discutam a proposta do NTPPS com professores e demais membros da comunidade escolar à luz da viabilidade de sua implantação, tendo em vista os requisitos mencionados anteriormente. A Semana Pedagógica pode ser um momento privilegiado para discutir e decidir sobre a adesão ao NTPPS. Além das informações aqui disponíveis, a escola pode consultar sua CREDE, conversar com escolas que já implantam o NTPPS e/ou, ainda, entrar contato com a SEDUC para esclarecer eventuais dúvidas: CODEA/Aperfeiçoamento Pedagógico, na pessoa do técnico Newton Freire, através do email: ntpps@seduc.ce.gov.bre/ou telefone (85) 3101 3968.

 

Caso a escola decida por se candidatar, ela deve manifestar seu interesse em aderir ao Programa NTTPS respondendo, até o dia 30 de janeiro de 2015, o questionário disponibilizado adiante e assinando virtualmente o Termo de Adesão ao Programa. É importante esclarecer que a resposta ao questionário e a assinatura virtual do Termo de Adesão representam a candidatura da escola para uma vaga no Programa no ano de 2015, mas não assegura que ela será contemplada com ele este ano.

 

As escolas serão selecionadas por meio de sorteio e aquelas que aderirem, mas não forem selecionadas em 2015, já terão suas candidaturas automaticamente validadas para 2016, quando haverá novo sorteio entre as candidatas.

 

Ressaltamos que, também em 2015, será realizada uma avaliação de impacto do NTPPS sob a supervisão da SEDUC. Será necessária a autorização da escola, para a:

 

(i) aplicação de instrumentos de coleta de dados em alunos (SENNA, questionário socioeconômico e outros);
(ii)  realização de entrevistas, reuniões e/ou grupos focais com diretores, coordenadores escolares, professores, alunos e outros membros da comunidade escolar; e
(iii)  o acesso a registros administrativos dos alunos participantes, tais como assiduidade, notas etc.