Educação de Jovens e Adultos – EJA

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que garante a um público diferenciado – jovens e adultos (a partir de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio) – o direito à escolarização básica em igualdade de condições, por meio da formação humana, social, científica e se orienta pela concepção de educação ao longo da vida.

 

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará garante o acesso à educação básica na modalidade EJA presencial e semipresencial. O primeiro formato acontece em escolas da rede estadual, distribuídas na maioria dos municípios cearenses e para públicos específicos, como os jovens e adultos privados de liberdade em estabelecimentos penais, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS), com a Vara de Execuções Penais (VEPA), e adolescentes e jovens nos Centros de Medidas Socioeducativas, em parceria com a Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo (SEAS).

 

Já no formato semipresencial, a oferta ocorre em 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizados em: Fortaleza (09) e no interior (23), em Pacajus, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Granja, Tianguá, Ipu, Sobral, Canindé, Baturité, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Quixadá, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato Juazeiro, Barbalha, Brejo Santo e Milagres. Segundo o Censo Escolar, em 2015, os CEJA apresentaram uma matrícula de 37.940 educandos no formato presencial.

 

 

Ações e Programas

 

Histórico de matrículas

 

Lista dos CEJA com endereço

 

Legislação

 

Saiba mais