Superintendência Escolar
A Superintendência Escolar visa fomentar um movimento de reflexão e ação em torno de três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão. A ação da Superintendência deve gerar pensamento e aprendizagem na escola, oportunizando ao diretor sair de sua roda viva cotidiana para refletir sobre pontos centrais, objetivos macros, mas também sobre a rotina escolar.
Preservar a autonomia da escola e fortalecer a liderança do diretor são premissas básicas do trabalho da Superintendência. Sua presença na escola não supõe intervenção direta; não lhe cabe ditar soluções ou formas de agir. No entanto, o acompanhamento que realiza permite que tenha uma visão da atuação dos gestores, do funcionamento da escola e que procure um alinhamento destes com as metas de qualidade de ensino do Estado.
Nesse sentido, são objetivos da Superintendência Escolar:
– Realizar o acompanhamento da gestão escolar com foco na permanência e na melhoria da aprendizagem dos alunos;
– Favorecer a autonomia da escola e a responsabilização por seus resultados;
– Promover, na escola, um circuito permanente de reflexão e ação em torno de seus indicadores, metas, processos e instrumentos de gestão;
– Contribuir para articulação entre Seduc e escolas na implementação de programas e projetos, bem como na troca de informações do funcionamento geral da rede;
– Fortalecer a gestão escolar e auxiliar a escola a assumir seu papel central como protagonista principal no processo educativo de seus alunos.
– O acompanhamento se efetiva por meio de visitas mensais às escolas; encontros sistemáticos com todos os diretores escolares; reuniões com grupos menores de diretores e coordenadores; audiência individual com o diretor escolar.
Principais ações desenvolvidas pela Superintendência Central:
– Realização de visitas técnicas às Credes/Sefor promovendo um momento de formação e fortalecimento das ações de competência da Superintendência Regional;
– Elaboração de relatórios das visitas técnicas apresentando a sistematização da pauta discutida, o diagnóstico de situações de tensões, as necessidades gerais do sistema, bem como as especificidades de cada região e encaminhamentos gerados;
– Elaboração de relatórios das visitas técnicas apresentando a sistematização da pauta discutida, o diagnóstico de situações de tensões, as necessidades gerais do sistema, bem como as especificidades de cada região e encaminhamentos gerados;
– Articulação e mobilização das equipes regionais na busca de soluções para os desafios encontrados, principalmente os que comprometem o desenvolvimento do trabalho, dando celeridade ao cumprimento das demandas, observando os prazos previstos, bem como, mantendo o foco de atuação;
– Monitoramento do SIGE Acadêmico fomentando um movimento de reflexão e ação em torno de três eixos principais de acompanhamento: indicadores escolares (frequência de alunos, fluxo escolar, desempenho acadêmico, ambiente educativo e espaço físico); processos escolares (matrícula e lotação) e instrumentos de gestão (calendário escolar);
– Monitoramento dos dados disponíveis na Sala de Situação relacionados a fluxo e rendimento;
– Monitoramento do desempenho dos alunos em Avaliações Externas;
– Estudos dos indicadores escolares e estabelecimento de diálogo com as regionais acerca dos resultados obtidos e possíveis tomada de decisões;
– Participação do planejamento e execução de encontros e formações para fortalecer o acompanhamento das ações junto às equipes regionais;
– Realização de atendimento às demandas entre SEDUC – Credes/Sefor e Credes/Sefor – SEDUC por telefone, e-mail e/ou aplicativos de mensagens – e mediação da interlocução dessas instâncias quando necessária;
– Orientar às Credes/Sefor sobre portarias e resoluções publicadas.
Serviço da Superintendência Central: componentes por regional
Yvan Viana – Crede 1, 7, 8, 9 e 10
Ana Cleide – Crede 2, 3, 4, 5, e 6
Iza Moita – Crede 11, 12, 13, 14, e 15
Rejane Milhome – Crede 16, 17, 18, 19 e 20
Jenilson Nogueira – Sefor 1, 2 e 3
Para saber mais:
Livro Superintendência Escolar
Serviço de Acompanhamento da Superintendência Escolar