Superintendência Escolar

 

A Superintendência Escolar visa fomentar um movimento de reflexão e ação em torno de três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão. A ação da Superintendência deve gerar pensamento e aprendizagem na escola, oportunizando ao diretor sair de sua roda viva cotidiana para refletir sobre pontos centrais, objetivos macros, mas também sobre a rotina escolar.

 

Preservar a autonomia da escola e fortalecer a liderança do diretor são premissas básicas do trabalho da Superintendência. Sua presença na escola não supõe intervenção direta; não lhe cabe ditar soluções ou formas de agir. No entanto, o acompanhamento que realiza permite que tenha uma visão da atuação dos gestores, do funcionamento da escola e que procure um alinhamento destes com as metas de qualidade de ensino do Estado.

 

Nesse sentido, são objetivos da Superintendência Escolar:

 

– Realizar o acompanhamento da gestão escolar com foco na permanência e na melhoria da aprendizagem dos alunos;

 

– Favorecer a autonomia da escola e a responsabilização por seus resultados;

 

– Promover, na escola, um circuito permanente de reflexão e ação em torno de seus indicadores, metas, processos e instrumentos de gestão;

 

– Contribuir para articulação entre Seduc e escolas na implementação de programas e projetos, bem como na troca de informações do funcionamento geral da rede;

 

– Fortalecer a gestão escolar e auxiliar a escola a assumir seu papel central como protagonista principal no processo educativo de seus alunos.

 

– O acompanhamento se efetiva por meio de visitas mensais às escolas; encontros sistemáticos com todos os diretores escolares; reuniões com grupos menores de diretores e coordenadores; audiência individual com o diretor escolar.

 

Principais ações desenvolvidas pela Superintendência Central:

 

– Realização de visitas técnicas às Credes/Sefor promovendo um momento de formação e fortalecimento das ações de competência da Superintendência Regional;

 

– Elaboração de relatórios das visitas técnicas apresentando a sistematização da pauta discutida, o diagnóstico de situações de tensões, as necessidades gerais do sistema, bem como as especificidades de cada região e encaminhamentos gerados;

 

– Elaboração de relatórios das visitas técnicas apresentando a sistematização da pauta discutida, o diagnóstico de situações de tensões, as necessidades gerais do sistema, bem como as especificidades de cada região e encaminhamentos gerados;

 

– Articulação e mobilização das equipes regionais na busca de soluções para os desafios encontrados, principalmente os que comprometem o desenvolvimento do trabalho, dando celeridade ao cumprimento das demandas, observando os prazos previstos, bem como, mantendo o foco de atuação;

 

– Monitoramento do SIGE Acadêmico fomentando um movimento de reflexão e ação em torno de três eixos principais de acompanhamento: indicadores escolares (frequência de alunos, fluxo escolar, desempenho acadêmico, ambiente educativo e espaço físico); processos escolares (matrícula e lotação) e instrumentos de gestão (calendário escolar);

 

– Monitoramento dos dados disponíveis na Sala de Situação relacionados a fluxo e rendimento;

 

– Monitoramento do desempenho dos alunos em Avaliações Externas;

 

– Estudos dos indicadores escolares e estabelecimento de diálogo com as regionais acerca dos resultados obtidos e possíveis tomada de decisões;

 

– Participação do planejamento e execução de encontros e formações para fortalecer o acompanhamento das ações junto às equipes regionais;

 

– Realização de atendimento às demandas entre SEDUC – Credes/Sefor  e Credes/Sefor  – SEDUC por telefone, e-mail e/ou aplicativos de mensagens – e mediação da interlocução dessas instâncias quando necessária;

 

– Orientar às Credes/Sefor sobre portarias e resoluções publicadas.

 

Serviço da Superintendência Central: componentes por regional

 

Yvan Viana – Crede 1, 7, 8, 9 e 10

 

Ana Cleide – Crede 2, 3, 4, 5, e 6

 

Iza Moita – Crede 11, 12, 13, 14, e 15

 

Rejane Milhome – Crede 16, 17, 18, 19 e 20

 

Jenilson Nogueira – Sefor 1, 2 e 3

 

 

Para saber mais:

 

Livro Superintendência Escolar

 

Serviço de Acompanhamento da Superintendência Escolar