Mais de 5 mil professores receberam bônus para compra de livros na Bienal

19 de novembro de 2008 - 03:00

 

Até a próxima sexta-feira, dia 21, mais de 5 mil professores da rede estadual poderão comprar livros nas dependências da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Convenções. Para isso, receberam um bônus no valor de R$ 100,00, da Secretaria da Educação do Estado(Seduc) que investiu acima de R$ 500 mil nessa iniciativa. A medida tem como objetivo a valorização dos profissionais, assegurando seu desenvolvimento, direitos e deveres.

 

O professor de Matemática, João Bosco Soares, da Escola Justiniano de Serpa, sentiu-se presenteado com o bônus. Ele disse que costuma ir à Bienal mas nem sempre comprava livros. “Foi um incentivo a mais e ainda consegui realizar o sonho de adquirir um dicionário novo e um livro de inteligência emocional”-ressalta.

 

A professora de Língua Portuguesa, Sônia Serafim, da Escola de Ensino Fundamental e Médio César Cals, concorda que a ação foi um estímulo importante pois os educadores precisam participar desse tipo de evento para enriquecer seus conhecimentos. “Aqui os professores de Português adquiriram os livros indicados pela UFC para o vestibular e resolveram doar à escola para fortalecer a aprendizagem dos alunos” – ressaltou.

 

Também durante a Bienal, cerca de 18 mil estudantes de 101 escolas da rede pública estadual poderão participar de palestras, debates, oficinas e demais atividades da programação. Para facilitar o acesso ao evento, a Secretaria da Educação(Seduc) tem disponibilizado o transporte dos estudantes.

 

Além disso, a Seduc manterá um estande onde o visitante poderá conhecer uma mostra dos livros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), cuja meta é até 2010, excluir o problema do analfabetismo de crianças dentro da escola da rede pública de ensino, entre outras informações.

 

A Bienal do Livro é realizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Sindilivros. A entrada é totalmente gratuita.

Fonte: SEDUC/ASSECOM