Técnicos participam de qualificação do PDE- Escola

3 de dezembro de 2008 - 03:00

Prossegue até amanhã, dia 04, a qualificação da metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE- Escola) para técnicos das Coordenadorias Regionais da Educação (Crede) e Secretarias Municipais da Educação, no Blue Tree Hotels. A qualificação, iniciada no dia 1º de novembro, tem como objetivo capacitar uma rede de formadores que repasse a metodologia para 1.099 escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado.

Após a qualificação, os técnicos estaduais e municipais repassarão a metodologia para gestores das escolas de baixo Ideb em 2007. O documento elaborado pelas escolas, contendo informações sobre a situação escolar e as possíveis ações para solução de problemas, deverá estar concluído até fevereiro de 2009 para atendimento financeiro. A qualificação dos gestores está prevista para o período de 16 a 19 de dezembro de 2008 nas sedes de cada Crede.

O PDE-Escola é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos, avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Fonte: SEDUC/ASSECOM