Escola Ayrton Senna realiza III Sarau Lítero – Musical

17 de dezembro de 2008 - 03:00

 

Nesta sexta-feira, dia 19,  às 18h30min, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Ayrton Senna da Silva realiza o III Sarau Lítero – Musical, com o tema “Ceará: uma ciranda em verso e prosa”, reverenciando os autores cearenses Moreira Campos e Airton Monte. Com uma programação diversificada, o evento inclui apresentação de ciranda, leitura de textos produzidos sobre os autores e apresentações musicais. A unidade de ensino fica na rua Manaus, nº 855, no bairro Dom Lustosa.

 

O sarau é o encerramento do projeto “Ateliê de Leitura”,  realizado pela escola ao longo do ano com os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. A partir do tema “No Ceará tem disso sim”, eles estudaram aspectos históricos e geográficos do estado, além da obra dos dois autores cearenses. A cada ano, o projeto aborda um novo autor. Em 2007, foi Carlos Drummond de Andrade, e no ano anterior, Patativa do Assaré.

 

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Fátima Carvalho, o objetivo é a melhoria da leitura e da escrita, mas ressalta que o primeiro passo para obter sucesso nessa iniciativa é incentivar o gosto pela leitura. “O aluno tem que se apaixonar e esse processo é uma conquista”. 

 

O resultado pode ser observado na mudança de comportamento em relação aos livros e até à festa. “Nesse momento os alunos são os artistas ”- comemora Fátima. Durante o sarau, haverá um painel exposto de fotos das diversas atividades feitas com os estudantes, como os concursos de caricatura, desenho e gibi, criados a partir dos textos dos autores trabalhados.