Seduc empossa diretores para escolas estaduais de educação profissional

11 de fevereiro de 2009 - 03:00

Foram empossados na manhã de hoje, dia 11, 28 diretores para as Escolas Estaduais de Educação Profissional. A solenidade contou com as presenças da secretária da educação, Izolda Cela, do secretário adjunto, Maurício Holanda, do secretário executivo, Idilvan Alencar, e da coordenadora de Desenvolvimento da Escola, Conceição Ávila.

Durante o evento, a secretária Izolda Cela desejou boa sorte aos novos diretores e ressaltou a importância do trabalho em conjunto para busca de melhores resultados. “É importante lembrarmos que estamos no mesmo barco, cada um com sua tarefa, todos comprometidos com os mesmos resultados seguindo para os mesmos rumos”, salientou.

Na ocasião, o secretário Maurício Holanda falou sobre a grade dimensão do trabalho que os novos diretores terão pela frente e frisou o sucesso das unidades de educação profissional. “As escolas já são um sucesso, agora temos que trabalhar para que esse sucesso tenha uma carreira longa e consistente. Temos que fazer valer. Essa tarefa vai requerer muito de vocês”, disse o secretário adjunto.

Também participaram da posse, dirigentes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede), da Superintendência das Escolas de Fortaleza(Sefor) e técnicos da Seduc.

A seleção dos novos diretores ocorreu em duas fases. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, foi constituída de prova de seleção, realizada no dia 30 de novembro de 2008. Constituída de três etapas, a segunda fase teve a seguinte estrutura:1ª – Curso de Fundamentação; 2ª – Avaliação Comportamental e 3ª –  Entrevista.

Silvandira Mesquita, uma das diretoras empossadas, acredita que o trabalho será bastante promissor, já que a Secretaria da Educação (Seduc) não mede esforços para a implementação dessas escolas. “A sociedade clama por alternativas como essa. A profissionalização para os jovens garante o sucesso deles”, frisou Silvandira.

As escolas ofertam o ensino médio integrado à educação profissional. Ano passado, com a criação de 25 unidades, os alunos optavam entre os cursos técnicos nas áreas de Enfermagem, Informática, Turismo e Segurança no Trabalho. Em 2009, estão previstas mais 26 escolas e a  inclusão de novos cursos como Fruticultura, Comércio, Edificações, e Finanças. Em 2010,  os cearenses vão contar com outras 49 escolas para totalizar 100 estabelecimentos.