Membros da equipe de avaliação da Seduc têm artigo publicado em revista científica nacional

13 de fevereiro de 2009 - 03:00

Avaliação da alfabetização no Ceará: principais  resultados da primeira edição do Speace-Alfa. Esse é o tema de um dos artigos publicados na última edição da revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas, redigido pelo orientador da Célula de Avaliação do Desempenho Acadêmico(Ceade), da Secretaria da Educação(Seduc), Aléssio Costa Lima, juntamente com a assessora técnica, Maria Iaci Pequeno, e a assistente técnica Noraelena Rabelo Melo.

 

O artigo trata da problemática da não alfabetização das crianças no início da escolarização e a importância de mecanismos de avaliação para reverter essa situação. A equipe enfoca o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(Speace), com enfase no Spaece-Alfa, desenvolvido e implementado pela Seduc em busca da melhoria na qualidade da alfabetização.

 

A revista Estudos em Avaliação Educacional foi criada em 1990. Publica trabalhos direta ou indiretamente relacionados com a questão da avaliação educacional, apresentados sob a forma de relatos de pesquisas, ensaios teóricos, revisões críticas, artigos e resenhas. A equipe da revista é composta de renomados pesquisadores e os artigos são submetidos à apreciação de especialistas de diferentes campos do conhecimento.