Seis escolas serão inauguradas nesta semana

17 de fevereiro de 2009 - 19:19

Cinco escolas serão destinadas ao atendimento à população indígena.

Um total de seis novas escolas vai atender mais de dois mil alunos em Maracanaú, Pacatuba, Aquiraz, Monsenhor Tabosa, Crateús e Ipaporanga. Cinco delas são indígenas e beneficiarão as etnias Pitaguary, Jenipapo Kanindé, Potiguara, Tabajara, Gavião, Tubiba Tapuia, Kalabaça e Kariri. A sexta escola será uma unidade rural. Denominada Escola de Ensino Médio Maria Vieira de Pinho, receberá os estudantes que saíram do ensino fundamental e continuarão os estudos no município de Ipaporanga. Construídas a partir de investimentos do tesouro estadual no valor de R$ 3,2 milhões, as unidades de ensino serão entregues nesta quarta-feira (18) e sexta-feira (20).

 

A iniciativa do governo estadual objetiva expandir o atendimento à população indígena, de modo a beneficiar a todas as etnias presentes em território cearense. A implementação de políticas inclusivas nessa área prevê, entre outras estratégias, assegurar a autonomia pedagógica e financeira das escolas indígenas com unidades patrimoniais e específicas. As obras foram acompanhadas pela Secretaria de Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

 

Nesta quarta-feira, dia 18, às 9 horas, será entregue a Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio (EDEFM) Chuí, para o atendimento dos Pitaguary que vivem em Maracanaú. Às 11 horas, a comunidade de Pacatuba, que também é terra dos Pitaguary, receberá a Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Ita-Ara. Às 15h30min, em Aquiraz, será a vez do povo Jenipapo Kanindé ganhar sua Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio.

 

Na sexta-feira, dia 20,  a programação começa às 8h30min, em Monsenhor Tabosa, com a inauguração da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Povo Caceteiro, que atenderá alunos das etnias Potiguara, Tabajara, Gavião e Tubiba Tapuia. Às 11 horas, em Ipaporanga, os moradores receberão a Escola de Ensino Médio Maria Vieira de Pinho. Para encerrar as atividades, às 15 horas, em Crateús, haverá a entrega da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Raízes Indígenas, que será responsável pela educação dos povos Potiguara, Kalabaça e Kariri.

 

O projeto arquitetônico das escolas indígenas respeita as especificidades da cultura e da história dos índios cearenses. Apresenta, entre outros diferenciais, áreas para a prática de danças típicas, como o Toré. As unidades contam ainda com quatro salas de aula, laboratórios de informática e dependências administrativas. Como em escolas indígenas só atuam profissionais das próprias comunidades, as aulas serão ministradas por professores formados e capacitados pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).