Seduc desenvolve projetos para a EAD

13 de março de 2009 - 03:00

A equipe da Educação a Distância da Secretaria da Educação(Seduc) vem desenvolvendo diversas atividades no sentido de capacitar seus professores e alunos para o desenvolvimento do ensino a distância. Estes profissionais, juntamente os professores multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) de 9 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) participam até hoje, dia 13, do encontro de Avaliação e Análise de Instrumentais, da formação 40 horas Linux. O evento, que ocorre desde quarta-feira, 11, em Natal (RN), é promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Nos últimos dias 9 e 10 de março, a equipe da EAD reuniu os multiplicadores do NTE das Credes e da Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor) para realizar o planejamento da formação Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC/100 Horas. Durante a capacitação, foi apresentado aos presentes o Portal Educacional ThinkQuest, que se constitui em uma comunidade educacional on line da qual participam atualmente 397 mil estudantes de 60 países.

 

Com o objetivo de integrar os alunos da rede pública de ensino do Ceará ao ambiente do ThinkQuest, a Seduc e a Oracle Education Foundation (OEF) firmaram uma parceria através da qual estes estudantes terão acesso a projetos de capacitação e inclusão digital.

 

O projeto terá duração de dois anos e será divido em duas etapas. Na primeira fase, serão capacitados mil educadores e na segunda, estes irão transmitir o que aprenderam aos alunos.

 

Entre as atividades do programa, está o desenvolvimento de sites pelos alunos, além da integração destes com estudantes de outras partes do mundo. Os participantes com idade entre nove e 19 anos que fizerem sites e projetos irão competir em campeonatos internacionais promovidos pela OEF.

 

No final de 2009, o Ceará será sede da premiação dos vencedores brasileiros da competição do ThinkQuest. Em nosso estado, o portal ThinkQuest se efetiva sob a Coodenação Estadual,  coordenado pelo núcleo de Educação a Distância (EAD), sob a jurisdição de 21 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).