Seduc capacita educadores para o enfrentamento à violência

23 de março de 2009 - 03:00

  A Secretaria da Educação(Seduc) dará continuidade hoje, dia 23, à Formação de Educadores para a Interrupção do Ciclo de Violência Contra a Criança e o Adolescente. O curso prossegue até a próxima sexta-feira, dia 27 de março, das 8 às 17 horas. Esta, que é a quarta e última etapa do projeto, acontece no Centro Treinamento Professor Antônio Albuquerque(rua Adolfo Moreira de Carvalho s/n – Edson Queiroz) e visa capacitar, nesse momento,110 professores da rede pública.

 

A formação é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) e o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e Adolescente e faz parte do Projeto Escola que Protege. O Programa foi criado pelo MEC com o objetivo de prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil.

 

Na Seduc, o trabalho é acompanhado por meio da Célula de Projetos Juvenis. A capacitação atinge, com essa etapa, aproximadamente 400 educadores para a inserção da escola na rede de enfrentamento à violência. A idéia é oferecer subsídios para identificar e encaminhar ao atendimento especializado crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, exploração sexual e comercial. Além disso, tem como finalidade promover a consolidação das Comissões Escolares de Prevenção à Violência e Maus Tratos, implementadas pela Secretaria desde o ano passado.