Escolas cearenses recebem Prêmio Construindo a Nação 2008-2009

14 de abril de 2009 - 03:00

A secretária Izolda Cela representará hoje, dia 14, à tarde, o governador Cid Gomes durante a solenidade de premiação da versão estadual do prêmiio Construindo a Nação 2008-2009. Serão agraciadas 10 escolas cearenses. o evento ocorre na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza. A premiação é realizada pelo Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Social da Indústria (Sesi), tendo a coordenação estadual do Sesi/CE.

 

O Prêmio objetiva destacar e valorizar as ações que as escolas públicas ou privadas do Ensino Médio, Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA) realizam junto com seus alunos para solucionar problemas nas comunidades onde as escolas estão situadas. Além disso, busca valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e empreendedor. A premiação abrange 20 estados brasileiros.

 

O projeto “Um Olhar Sobre o Legislativo de Jaguaribe – Uma Análise da Atuação dos Vereadores no Período 2005-2008” da Escola Gustavo Barroso, de Jaguaribe, ficou em 1° lugar na modalidade do Ensino Médio. A coordenadora do projeto, Aline Teixeira Peixoto, explica que o objetivo era criar um perfil do Legislativo da cidade e posteriormente elaborar um projeto de lei de iniciativa popular para ser julgado na Câmara. De acordo com Aline, será elaborado um questionário para levantar junto à população, quais os principais problemas da cidade e assim criar o projeto de lei. Os alunos estão tendo ainda durante o projeto a oportunidade de visitar a Câmara dos Vereadores.

 

O Centro Educação de Jovens e Adultos João da Silva Ramos, localizado no município de Camocim, conquistou o 3º lugar na modalidade Ensino de Jovens e Adultos. A vitória foi possível através do projeto “Vida Sim, Drogas Não”, que segundo a coordenadora do CEJA, Cecília Monção Monteiro dos Santos, está em desenvolvimento desde agosto com o objetivo de tirar os alunos da ociosidade com atividades artísticas e culturais, além de palestras sobre os direitos humanos, a origem da vida, a importância da família, entre outras. Ainda segundo Cecília, vencer o Prêmio Construindo a Nação é importante para incentivar a participação dos alunos nas atividades que a escola promove.

 

Escolas do Ceará que venceram o Prêmio Construindo a Nação:

 

ENSINO FUNDAMENTAL
Fortaleza: 1° LUGAR -E.M.E.I.F. Marieta Guedes Martins- Saúde e Educação: Uma Parceria para Além dos Muros da Escola
Juazeiro do Norte: 2° LUGAR – E.E.F. Dona Clotilde Saraiva Coelho – Dengue, Para Que te Quero?
3° LUGAR – Escola SESI Padre Azarias Sobreira – Arborizar é Semear Vida.

 

ENSINO MÉDIO
Jaguaribe: 1° LUGAR – E.E.F.M. Gustavo Barroso – Um Olhar Sobre o Legislativo de Jaguaribe – Uma Análise da Atuação dos Vereadores no Período 2005-2008.
Trairi: 2° LUGAR – E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro – Algas, Diversidade Ficológica e Fonte Alternativa de Alimentos
Mensão Honrosa- E.E.F.M. Centro Educacional Pio Rodrigues – Caminhos da Leitura: Um Circuito de Descobertas.
Fortaleza: 3° LUGAR – E.E.E.M. João Mattos – Formação de Lideranças

 

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Baturité : 1° LUGAR- CEJA Donaninha Arruda – O Folguedo do Reisado em Baturité
Crato : 2° LUGAR- Escola SESI Hermenegildo de Brito Firmeza – Passo a Passo para a Cidadania.
Camocim : 3° LUGAR- CEJA João da Silva Ramos – Vida Sim, Drogas Não! Em Defesa da Vida Humana.