Governo apresenta resultados da alfabetização das crianças no Ceará

19 de junho de 2009 - 12:06

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentam no próximo dia 22, a partir das 16 horas, no auditório principal do Centro de Convenções, os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic) e entregam o Prêmio Escola Nota Dez 2008. Na ocasião, serão conhecidos dados relativos a mais um ciclo da avaliação da Alfabetização, realizado por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica(Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa, que envolveu um total de 124 mil alunos do 2º ano de seis mil escolas públicas.

 

O Spaece-Alfa possibilita aos professores, diretores, pais, técnicos, especialistas e gestores dos municípios um acompanhamento das informações relativas à educação das crianças em suas cidades. Os resultados servem de base para o trabalho realizado pela Secretaria da Educação(Seduc), visando à melhoria da educação na sua própria rede, e colaboram com os municípios no propósito de elevar, também, a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal.

 

A idealização do Spaece-Alfa surge no ano de 2007 em decorrência da prioridade do atual Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic) cuja meta é alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade. A vertente assume uma dimensão importante na medida em que possibilita uma leitura do real estágio do processo de alfabetização das crianças e a evolução do seu desempenho.

 

O evento também será marcado pela entrega do Prêmio Escola Nota Dez, instituído esse ano pelo Governo do Estado. A premiação é destinada a até 150 escolas públicas que conseguiram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).