O estado evoluiu sua média de proeficiência passando de 119 para 128 pontos.

23 de junho de 2009 - 18:45

O governador Cid Gomes, e a Secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, divulgaram nesta segunda-feira (22/06), no centro de Convenções do Ceará, os resultados de mais um ciclo do Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa, que envolveu 124 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental de seis mil escolas públicas. Em um comparativo com o ano de 2007 o Estado evoluiu sua média de proficiência passando de 119 pontos para 128, em 2008. Isto significa que o perfil de proficiência saltou do estágio intermediário para o estágio suficiente em 81 municípios. O município com maior nível de proficiência foi Mocambo, na Região da Ibiapaba, com 229,2 pontos.

“Essa vitória pode ser atribuída ao trabalho inciado no início da gestão com a implementação do Paic”, confirmou o governador. Na ocasião, Cid apresentou os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e entregou o Prêmio Escola Nota Dez 2008 a 148 instituições de ensino públicas. “Esse é um momento histórico para o Ceará. É um sonho que começa a se transformar em realidade”, definiu o governador. A secretária Izolda Cela, considerou que os bons resultados são provenientes de todos os esforços feitos pelo PAIC. “Esse programa se desenvolveu entre a esfera estadual, com o federal e especialmente com a dos municípios cearenses”, salientou.

Segundo Cid Gomes, a Spaece-Alfa consiste em uma avaliação externa para identificar e analisar o desempenho dos alunos possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura dos estudantes da rede pública. “Os resultados possibilitam a formulação de políticas públicas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros para os municípios e escolas”, defendeu. Durante a solenidade, Cid Gomes e a secretária Izolda Cela, assinaram o edital para a construção de Centros de Educação Infantil (CEI), no Interior do Estado. Mesmo sendo um compromisso dos municípios, o Governo vai custear um CEI para cada unidade construída pela prefeitura. Além disso, Cid reafirmou o compromisso de fornecer um veículo destinado para transporte escolar para cada automóvel pago pelo município para o mesmo fim.

A avaliação Spaece-Alfa é constituída de uma prova escrita com foco na habilidade de leitura. Ela é aplicada no final do ano letivo para os alunos do 2º ano da rede pública e a partir dos resultados, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada aluno. Essa proficiência está definida pela escala de desempenho do Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb). No Spaece-Alfa, é constituída por cinco níveis: até 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e acima de 150 pontos – desejável. A Secretaria da Educação definiu os limites de 100 e 150 pontos, com a pontuação correspondente, respectivamente, aos padrões de desempenho intermediário e desejável.

Para facilitar a compreensão dos níveis de proficiência foi elaborado um indicador de Desempenho Escolar em Alfabetização: o IDE-Alfa, calculado a partir da média dos alunos e dos padrões de desempenho intermediário e desejável, ou seja, numa escala de 0 a 10 o valor igual ou maior a 5,0 correspondente ao padrão intermediário e o valor igual ou acima de 7,5 o padrão desejável para as escolas.

No entanto, ainda há muito a fazer, considerando a existência de alunos não alfabetizados. Uma análise dos resultados aponta que 20% dos estudantes então nessa situação. Se somarmos os que se encontram no nível com alfabetização incompleta, o resultado mostra que 36,2% dos alunos estão abaixo do nível mínimo esperado. No nível intermediário estão 17,3% e, nos níveis acima, 46,5% encontram-se na condição de leitor suficiente ou desejável para a série.

Prêmio Escola Nota Dez

Na entrega do Prêmio Escola Nota Dez 2008, com 148 escolas agraciadas, o governador confirmou empenho em trabalhar junto com as prefeituras para melhorar a educação no nível fundamental. Cid Gomes explicou que premiação é destinada às escolas públicas que tenha conseguido os melhores resultados de alfabetização tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). Foram premiadas 148 unidades que atenderam as regras da premiação: ter pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar situada no intervalo entre 8,5 e 10.

“As escolas receberam a premiação em dinheiro no valor de R$ 2,5 mil por aluno matriculado. O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor devido a escola enquanto que a segunda parte só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano ações de cooperação técnico-pedagógica com umas das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados. Esse é um incentivo para melhorarmos ainda mais nossos índices. No total o Governo do Estado está repassando para as escolas um total de R$ 30 milhões de reais”, relatou Cid.

Soletrando

Durante o evento o governador Cid Gomes entregou ao garoto Pedro Henrique, segundo lugar no concurso Soletrando apresentado no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo. Pedro Henrique recebeu das mãos do governador um cheque de R$ 15 mil e mais um notebook para ajudar nos seus estudos.

Na tarde de ontem, Pedro Henrique foi homenageado no pátio interno da Secretária da educação. A ocasião contou com apresentações artísticas da Quadrilha Junina da Escola Genny Gomes. Em seguida, os estudantes da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola Raphael Cláudio de Araújo, que obtiveram as melhores notas no Spaece e Pedro Henrique receberam o Certificado de Aluno Nota Dez.